Início Geral Comemoração: Dia da Bandeira exaltado no 7ºBIB

Comemoração: Dia da Bandeira exaltado no 7ºBIB

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Dia de comemorações no 7º Batalhão de Infantaria Blindada, de Santa Cruz do Sul. Entrega de medalhas, formatura geral do batalhão e a celebração ao Dia da Bandeira marcaram a manhã da terça-feira, 19 de novembro. O pátio Duque de Caxias recebeu diversas autoridades.
O comandante do 7º BIB, o tenente coronel Álvaro Duarte de Oliveira Júnior ressaltou o valor que a bandeira tem além de toda a simbologia. “A bandeira nacional representa a nossa nação, com nossos problemas, nossas qualidades, cada brasileiro estando no Brasil ou fora dele está representado por aquele pedaço de pano. O verde representando as matas, o amarelo as riquezas minerais e o azul o céu”. 




Dia da Bandeira foi celebrado na última terça-feira
 
Duarte Junior destacou também o significado específico para os militares. “Muitas vezes o pessoal diz que militar idolatra a bandeira, mas na verdade a bandeira é uma representação de tudo que nós temos e somos e isso nos dá uma honra muito grande porque a nossa missão constitucional é exatamente defender a nossa soberania, ou seja, a liberdade do povo brasileiro de decidir o que quer fazer com seu destino, então a bandeira nacional representa tudo isso para nós, por isso é tão cultuada dentro da nossa força”.
Na ocasião foram entregues as primeiras Medalhas do Mérito Regimento Gomes Carneiro. Criada este ano, esta honra tem como objetivo distinguir os militares do exército brasileiro que foram destaque por um excelente desempenho funcional, irrepreensível conduta civil e militar e pelos serviços prestados como integrantes do 7º BIB. 


Símbolos sem utilidade foram incinerados na cerimônia
 
 
“O 7º BIB é uma unidade histórica, ele vem desde 1631 no Brasil Colônia, teve uma atuação marcante na proclamação da República. Nosso Batalhão está sempre ligado a história do Brasil. O comandante ainda ressalta o ano extremamente positivo para o Batalhão. “Inauguramos o novo pavilhão do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), que nos enche muito de orgulho porque além da parte militar é um estabelecimento de ensino. Ano muito bom com a criação da Medalha do Regimento Gomes Carneiro, o Batalhão recebeu diversas viaturas e ano que vem estará participando das forças de contingência da Copa do Mundo, além de duas companhias que já estão se preparando também para o Haiti em 2015”. Durante a cerimônia ainda foram queimadas algumas bandeiras já sem utilidade para o batalhão. 
 
Fotos: Rolf Steinhaus


Álvaro Duarte de Oliveira Júnior: “A bandeira é uma representação de tudo que nós temos e somos”
 
 
 
 


Cerimônia que ocorreu na terça-feira consagrou homenageados