Início Geral Comércio se prepara para a Páscoa

Comércio se prepara para a Páscoa

Fotos: Sara Rohde
Produtos alusivos à data já estão aguardando os consumidores

Falta menos de um mês para a data mais doce do ano: a Páscoa. Pelas lojas e supermercados já podemos encontrar decorações alusivas à data e artigos em chocolates. Este ano, a Semana Santa começa no dia 10 de abril, com o Domingo de Ramos, e vai até o dia 17 de abril, quando acontece o Domingo de Páscoa. Para a comunidade cristã, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo. Este é o momento que simboliza uma nova vida. Na tradição do Brasil, são realizadas diversas missas e apresentações que encenam a crucificação até a ressurreição de Cristo. Também chamada pessach é celebrada pelos judeus, com duração de oito dias, e relembra o êxodo de Israel, dos hebreus que os libertou da escravidão vivida no Egito. Assim como para os cristãos, a Páscoa representa uma época de esperança.


Nos educandários, o tema já está sendo trabalhado com a simbologia para as crianças que se divertem pintando desenhos e se caracterizando com as pinturas de rosto e orelhas de coelhinhos. A data para os pequenos é muito aguardada pois a caça aos ninhos para eles é uma alegria. Por isso, a Páscoa traz em si muita representatividade, pois tanto o ovo quanto o coelho geram vida e são vistos como sinônimo de sorte em muitas culturas. A associação entre Páscoa e ovos de chocolate, bem como a coelhos, deve-se à simbologia que essas figuras carregam: a fertilidade.

Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII

O ovo é um dos grandes símbolos da Páscoa e é bastante comum que as pessoas presenteiem umas às outras com esse item. Na antiguidade, o ovo era visto como símbolo de fertilidade em diferentes culturas, e muitos os decoravam e os usavam como presentes. Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII. E as tendências para o tradicional ovo de Páscoa continuam sendo os que trazem em seu interior brinquedos. Mas o chocolate vem em inúmeras opções e versões, visando agradar a todos os gostos. Entre as opções, encontram-se o amargo, branco, ao leite, gold e ruby.


E quem passa pelas lojas e supermercados de Santa Cruz do Sul já pode sentir o clima da data. Para incrementar as vendas, o comércio iniciou as preparações para receber os clientes com dicas em chocolates, roupas, calçados e brinquedos. A expectativa de vendas para este ano, conforme os representantes do comércio varejista, Sindilojas, e do comércio de gêneros alimentícios, Sindigêneros, é superar os dois últimos anos em que o País enfrentou as medidas restritivas da pandemia.


Expectativa de incremento em 10%, frisou o presidente do Sindilojas, Mauro Spode. “Esperamos ter um aumento em relação ao ano passado. As promoções acontecem independentemente de datas festivas. E o comércio se prepara com artigos de vestuário, calçados, celulares e suas variações, bazar, brinquedos, chocolates e perfumaria. Se espera um 2022 melhor, apesar da alta dos preços devido à estiagem, guerra e outros”, destacou.


Os mercados esperam que as vendas de chocolates sejam melhores que as do ano passado, é o que disse Celso Müller, presidente do Sindigêneros. “Nossa expectativa é ter mais vendas no setor. Algumas novidades para a Páscoa deste ano ficam por conta de ovos diferenciados, com novos brinquedos para a criançada. E, com certeza, as caixas de bombons serão os produtos mais procurados, assim como as barras de chocolate”, salientou.

Ana Souza
[email protected]