Início Saúde Como a centralização dos serviços da Saúde impacta no atendimento à população

Como a centralização dos serviços da Saúde impacta no atendimento à população

Fotos: Luiz Fernando Bertuol/Secom

Em setembro, a centralização dos serviços da Saúde completará um ano de conclusão. Desde então, a comunidade de Santa Cruz do Sul sente os benefícios da mudança. Um dos pontos mais elogiados por quem utiliza os serviços da rede pública é a ampliação dos espaços. “Aqui está muito maior, é melhor do que no outro prédio”, comentou a autônoma Camila Eduarda Thomas, de 29 anos, que esteve na Farmácia Municipal nesta semana. Para ela, o novo endereço também deixa os fluxos mais organizados. “Com a central do Cartão SUS no novo local, os serviços estão próximos uns dos outros.”

A professora Claudia Jost Degrandis, de 46 anos, também avalia a centralização de forma positiva. “Eu moro aqui pertinho então, para mim, ficou muito mais fácil. O atendimento também é muito bom aqui”, contou ela, enquanto aguardava para ser atendida na Central de Regulação e Agendamento. No mesmo local, também estava Marino José Gassen, de Rio Pardinho, que acrescentou: “Aqui tem menos movimento”, referindo-se ao espaço do Cartão SUS.

A centralização dos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) iniciou em abril do ano passado, quando os programas Primeira Infância Melhor (PIM), Melhor em Casa, Bem Me Quer e a nova Base do Samu passaram para o prédio entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado. A conclusão ocorreu em setembro. O objetivo das mudanças foi facilitar o acesso da população aos serviços da rede pública, evitando deslocamentos para encaminhar demandas, principalmente daquelas pessoas que já possuem limitações, como idosos, deficientes físicos e pacientes debilitados por causa de doenças.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, além das melhorias nos espaços e da facilidade de acesso para a população, as medidas também tendem a impactar nos cofres públicos. “A longo prazo, poderemos economizar com aluguéis de prédios e despesas de deslocamentos para processos internos, já que estamos reunindo praticamente todos os serviços em apenas dois endereços”, explicou. Com a centralização, a Secretaria Municipal de Saúde passou a funcionar em uma estrutura localizada na Rua Ernesto Alves, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado, no número 1.017.

O prefeito Telmo Kirst reforçou que os locais foram escolhidos de forma estratégica, na região central, para que toda a população tivesse acesso. “Nós investimos nas unidades básicas de saúde dos bairros para dar toda assistência possível para os moradores perto de suas casas. Porém, alguns procedimentos e encaminhamentos ainda precisam ser feitos no Centro e, por isso, tentamos facilitar ao máximo a localização para os usuários dos serviços.”

Veja onde estão os serviços:

No prédio da Rua Ernesto Alves, número 1.017 (entre a Senador Pinheiro Machado e a Fernando Abott)

  • Parte administrativa da Secretaria de Saúde;
  • Coordenação de Atenção Básica;
  • Serviço de nutrição;
  • Ouvidoria da Saúde;
  • Farmácia Municipal;
  • Farmácia do Estado;
  • Programa Primeira Infância Melhor (PIM);
  • Melhor em Casa;
  • Bem Me Quer;
  • Base do Samu (com entrada pela Fernando Abott).

No prédio antigo da Secretaria de Saúde (na Rua Ernesto Alves, número 746, em frente à Praça Siegfried Heuser):

  • Central de Regulação e Agendamento (Cartão SUS);
  • Unidade de Vigilância e Ações em Saúde.