Início Educação Como desenvolver a autonomia do estudo?

Como desenvolver a autonomia do estudo?

Kumon está há mais de um ano no município visando trabalhar a autoconfiança e o interesse do aluno em aprender sozinho

Sara Rohde
[email protected]

Desenvolver a capacidade de seus alunos, a autonomia do estudo, utilizar uma metodologia especial para que eles consigam se tornar autossuficientes. Estes são os objetivos do Kumon, instituição de ensino que chegou em Santa Cruz há mais de um ano visando trabalhar a autoconfiança e o interesse em estudar e aprender sozinho, até que se consiga chegar a um ótimo desempenho educacional e um excelente resultado.

A proprietária e orientadora Alessandra Lambert, trouxe a franquia de ensino ao município pensando em dar oportunidade para quem tem interesse em evoluir, tanto no aprendizado quanto depois na vida profissional. O método de ensino é exclusivo em Santa Cruz do Sul.

Matemática, português e inglês são as disciplinas trabalhadas através do método Kumon, que teve sua origem no Japão, através do Toru Kumon, em 1954. O japonês, na época, passou a elaborar exercícios para melhorar o desempenho escolar de seu filho, Takeshi. Pensando em deixar o filho mais tranquilo e confortável para estudar, ensinando-o a desenvolver as habilidades por conta própria. A prática deu certo, o menino evoluiu na escola e desde então o método Kumon começou a ser ensinado para outras pessoas, que também obtiveram sucesso no aprendizado.

O Kumon fica localizado na Rua Marechal Floriano, 938. O telefone para contato é o (51) 9 8947-8995 – Divulgação

Santa Cruz do Sul já teve uma unidade Kumon há cerca de dez anos, contou a proprietária Alessandra. Foi assim que conheceu a metodologia. Segundo ela, a orientadora anterior se aposentou e não passou a unidade para ninguém. A ideia de instalar a franquia novamente no município surgiu em 2018, quando sua irmã (que já fez Kumon junto de seus primos) a incentivou a abrir o negócio, já que, segundo ela, seria uma excelente oportunidade e a Alessandra tinha tudo para ser ótima orientadora. A proprietária contou que a irmã quando estudou Kumon fez matemática, hoje ela é médica, mas ótima em raciocínio e cálculo mental. “Foi devido a ela que vivenciei o Kumon e por caminhos, vamos dizer desígnios de Deus, ela foi visitar uma feira de franquias em Porto Alegre, em agosto de 2018. Ela disse que era uma boa oportunidade, que eu era uma excelente professora e seria uma ótima orientadora, então ela visitou o estande do Kumon, pegou um cartão deles e me trouxe”, contou Alessandra.

Para se tornar orientadora e abrir a franquia, Alessandra precisou fazer cursos, treinamentos, entrevistas, testes e provas. Era fundamental gostar de ensinar, ter a didática, ser graduada e ter conhecimento em matemática, português e inglês. Alessandra, formada em engenharia química com especialidades em alimentos, não pensou duas vezes e abriu a unidade no município. “Após assinatura do contrato tive um prazo de 30 dias mais ou menos para montar a escola. Abrimos na metade de janeiro e nossa inauguração oficial se deu no dia 21 de fevereiro de 2019”, lembrou.

A metodologia de ensino disponibilizada pelo Kumon ajuda o aluno a potencializar a capacidade de aprendizado. Conforme Alessandra, no espaço não são aplicadas aulas de reforço ou particulares, mas sim, um método individualizado que foca no que o aluno está precisando, na dificuldade que ele está passando em determinado momento. “A forma que a gente orienta, ensina e conduz é diferente para cada aluno, independente se todos estão fazendo matemática, português ou inglês. Cada um vai ter o seu foco, como melhorar a concentração, o raciocínio, a leitura, escrita ou se quer aprender uma língua estrangeira pois apresenta algum bloqueio que impede o entendimento”.

O nível de aprendizado é detectado na hora da matrícula. O aluno se inscreve por disciplina, é feito um diagnóstico de como será o ponto de partida e o conteúdo é dividido em níveis onde cada um tem como referência o ano escolar do colégio. “Na maioria das vezes o aluno vai iniciar em estágios mais fáceis para desenvolver o raciocínio, concentração, a execução de tarefas, o cálculo mental no caso da matemática, a leitura, escrita e interpretação de textos no português e inglês”, explicou a orientadora.

Devido o Kumon ter essa metodologia de preparar o aluno para a vida, Alessandra acredita que a instituição é de grande valia para a sociedade, pois ela vai formar seres para o futuro, de grande capacidade intelectual, social, cognitiva e humana. Para ela, este é o diferencial do Kumon em relação às outras escolas educacionais, pois ele prepara o aluno para que seja um humano melhor, independente da área em que ele vai trabalhar.

A instituição conta com amplos espaços para receber os seus alunos – Divulgação

Pandemia não atrapalhou os estudos

O método Kumon de ensino, conhecido por disponibilizar o estudo no lar, não sofreu alteração devido à pandemia do coronavírus, já que somente duas vezes por semana eram realizados os encontros presenciais. A metodologia de estudar em casa só fortaleceu os vínculos entre alunos e família, contou. “Uma forma de estudar em casa, familiar, tanto que as crianças ou os adultos têm atividades todos os dias da semana, pois segundo o próprio Kumon, se as pessoas estudarem todos os dias, fará uma diferença. Por conta disso, a questão da pandemia não nos causou tanto impacto, pois os alunos já estão acostumados a estudar em casa. A diferença foi que as aulas presenciais se tornaram online desde março. Com isso as famílias estão mais envolvidas nos estudos”.

A orientadora salientou que a instituição está se preparando para um retorno das aulas presenciais. A escola está fazendo um plano de contingência da epidemia para ser apresentado na Secretaria de Saúde, onde todos colaboradores terão os cuidados em questão de higiene e contágio. “Aqueles pais e alunos que quiserem continuar as aulas online, também será feito. A tendência até o final do ano é que o Kumon seja um método híbrido, vamos ter tanto aulas presenciais como aulas online”. Segundo Alessandra, “estamos de portas abertas esperando nossos alunos e esperando aqueles que ainda não conhecem o Kumon. As famílias que quiserem fazer uma visita bastam agendar um horário, tanto presencial como virtual. O instituto Kumon está aí para ajudar os adultos e as crianças”, finalizou.