Início Educação Comunidade: Apesc completa 51 anos neste domingo

Comunidade: Apesc completa 51 anos neste domingo

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) comemora neste domingo, dia 17 de março, 51 anos de fundação. Mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Apesc orgulha-se de ter também entre suas mantidas a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC).
Fundada em 1962, a entidade foi a responsável pela abertura dos primeiros cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Em 1964 foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis e, nos anos seguintes, foram instaladas as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e de Direito e a Escola Superior de Educação Física.
Em 1981, todos os cursos passaram a fazer parte das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), instituição que em 1993 viria a ser reconhecida como Universidade de Santa Cruz do Sul. A partir daí, a associação, com atuação já consolidada na área de formação de docentes e de profissionais para as áreas de Gestão e de Direito, expandiu a sua atuação, que passou a abranger novas áreas, especialmente as da saúde e da tecnologia.

Felipe Nopes

Vilmar Thomé: Apesc é referência em educação e saúde

Hoje, a Apesc Educação conta com mais de 13 mil alunos matriculados em suas três mantidas: Unisc, Educar-se e Cepru. Além de 51 cursos de graduação, a Unisc oferece mais de 40 cursos de especialização, 8 programas de mestrado e 2 de doutorado e 6 cursos técnicos, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Sobradinho, Venâncio Aires e Montenegro.
Com a aquisição do Hospital Santa Cruz em 2003, a Apesc deu novo impulso ao atendimento à saúde na região, contribuindo para a consolidação de Santa Cruz do Sul como polo regional de saúde, ao mesmo tempo em que permitiu melhorar ainda mais a formação dos estudantes da Unisc, principalmente na área da saúde, com a transformação do HSC em Hospital de Ensino.
“Ao longo de mais de cinco décadas de existência, muitas têm sido as conquistas obtidas pela Apesc por meio de suas mantidas, confirmadas pelas manifestações recebidas de diversas entidades e órgãos públicos em forma de avaliações positivas. Muitos, também, têm sido os desafios. No entanto, com determinação e muito trabalho, contando sempre com o apoio da comunidade acadêmica e regional, a Apesc tem vencido esses desafios sem perder de vista os valores que há 51 anos norteiam a vida da associação”, ressalta o presidente da Apesc e reitor da Unisc, Prof. Vilmar Thomé.
“Por toda essa trajetória, agradecemos às milhares de pessoas, muitas das quais, de forma anônima, que colaboraram para a estruturação, implantação e consolidação de uma entidade que, nos dias atuais, é uma das principais referências em educação e em saúde no nosso Estado”, complementa Thomé.