Início Economia COP 5: Delegação gaúcha pede apoio para proteção à fumicultura

COP 5: Delegação gaúcha pede apoio para proteção à fumicultura

EVERSON BOECK
[email protected]

Começou ontem, 12, a 5 Conferência das Partes (COP 5) em Seul, na Coreia do Sul. Lideranças de entidades e políticos gaúchos acompanham o encontro que trata, principalmente, de questões ligadas a produção do tabaco no Brasil. A Conferência, que se estende até o dia 17, sábado, tratará dos artigos 17 e 18 do tratado da Convenção Quatro para o Controle do Tabaco (CQCT) e reúne dirigentes dos países que ratificaram a adesão à Convenção-Quadro para definir novas medidas restritivas ao consumo de cigarro no mundo.
Integrando a delegação oficial brasileira, os deputados Adolfo Brito (PP), Heitor Schuch (PSB), Pedro Pereira (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) reuniram-se com os representantes da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA) e com o representante do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira. Os parlamentares solicitaram apoio para que não haja redução da área de plantio, restrição ao crédito, extinção da assistência técnica da industria integradora, bem como o desmantelamento das entidades representativas ligadas aos produtores.
Conforme o deputado Adolfo Brito, mesmo sabendo do posicionamento radical da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conic) contra a produção de fumo no País, os parlamentares ficaram satisfeitos com o apoio recebido do Ministério da Agricultura, que é favorável à cadeia produtiva. Hoje, 13, deve ocorrer uma audiência dos deputados da comitiva com o chefe da delegação brasileira no encontro, Sérgio Lebedeff.
De acordo com Schuch, a posição adotada pelo governo brasileiro, contrária a medidas de restrição às lavouras, traz certo alívio à cadeia produtiva, mas não tranquiliza o setor. “Sabemos que existem divergências dentro do próprio governo quanto a esse assunto. Mas contamos com o apoio dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário”, observa.  
Também integram a comitiva gaúcha o presidente da Afubra, Benício Werner, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e diretor da Afubra, Romeu Schneider, o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, entre outras lideranças.

A CONFERÊNCIA

A COP5, que acontece até o dia 17 de novembro, em Seul, é promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e reúne os países que assinaram a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. O foco central do encontro é a discussão de diretrizes para a produção de tabaco no mundo, aprovando novas restrições à atividade,  o que poderá afetar diretamente os agricultores, os trabalhadores e a economia dos municípios da região fumageira.

Foto: Ricardo Scussel Lonzetti

Deputado Pedro Pereira (PSDB); representante do Ministério da Agricultura,
Sávio Pereira; deputados Marcelo Moraes (PTB) e Adolfo Brito (PP)