Início Sem categoria Covid-19: vacinação drive-thru de idosos acima de 85 anos segue no final...

Covid-19: vacinação drive-thru de idosos acima de 85 anos segue no final de semana, segunda e terça

Vacinação ocorre no parque da Oktoberfest. – Foto: Rolf Steinhaus

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai manter a vacinação de idosos acima de 85 anos contra a Covid-19 nos próximos quatro dias no Parque da Oktoberfest. Sem precisar sair do carro, uma equipe estará aplicando doses no sábado, domingo, segunda e terça-feira. O horário de atendimento no drive-thru será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Solicitei que a Saúde mantivesse suas equipes vacinando mesmo no final de semana e nos dois dias de ponto facultativo. Assim, aquelas pessoas que trabalham durante a semana poderão levar seus familiares com mais de 85 anos com toda a tranquilidade e sem aglomerações”, afirmou a prefeita Helena Hermany.

A imunização, conforme a disponibilidade das doses, ocorre em frente à casa da RBS. O acesso no Parque é pelo portão 7, na Avenida Independência. Os idosos devem levar documento de identidade para comprovar a idade.

Santa Cruz terá dois pontos de vacinação drive-thru para idosos neste sábado

Para facilitar e agilizar a vacinação de idosos com mais de 85 anos, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai abrir mais um ponto no formato drive-thru, sem precisar sair do veículo. Além do Parque da Oktoberfest, uma equipe estará posicionada neste sábado, 13, em frente ao prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Ernesto Alves, no Centro. O horário de atendimento será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Conforme a secretária de Saúde, Daniela Dumke, o Município ainda possui 500 doses destinadas aos idosos com mais de 85 anos. “Recomendo que procurem os pontos de vacinação neste sábado. Pretendemos atender também nos outros dias do Carnaval, conforme anunciamos na manhã de hoje, mas isso dependerá da quantidade de doses disponíveis”.

Durante este sábado, a Rua Ernesto Alves, na quadra entre as ruas Fernando Abott e Senador Pinheiro Machado, estará liberada apenas para os veículos que passarão pelo drive-thru da vacinação. A operação contará com o apoio de soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Guarda Municipal, Rotary Santa Cruz do Sul e grupos de escoteiros.

A Secretaria de Saúde também informa que não há mais doses disponíveis aos profissionais de saúde que ainda não se vacinaram. A pasta aguarda a chegada de um novo lote nas próximas semanas.

Idosos acamados começam a ser vacinados

Segundo a secretaria de Saúde, equipes iniciarão na tarde desta sexta-feira, 12, a imunização dos idosos acamados acima de 85 anos que já se cadastraram. Um cuidador por domicílio, conforme diretriz do governo do Estado, também será vacinado. Quem ainda não realizou o cadastro, pode solicitar pelo telefone 3715 1546 da Vigilância Sanitária.

Vacinação no Cemai

A imunização dos idosos com mais de 85 anos e profissionais da saúde no Centro Materno Infantil (Cemai) será retomada na quarta-feira, 17, a depender de doses disponíveis. O atendimento em dias úteis é das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, com acesso pelo portão lateral, na Travessa Vereador Walter Kern.

“Com estas ações, estamos facilitando o acesso da população à vacinação. Porém, é importante ressaltar que elas dependem da disponibilidade de doses, atualmente em número limitado”, afirmou o coordenador do Programa Municipal de Imunizações, Roger Peres.