Início Geral Criado núcleo para nortear os Objetivos do Milênio no Vale do Rio...

Criado núcleo para nortear os Objetivos do Milênio no Vale do Rio Pardo

EVERSON BOECK
[email protected]

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), em conjunto com a Secretaria-geral da Presidência da República realizou na tarde de quinta-feira, 16, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento teve como público-alvo Gestores Públicos e lideranças da sociedade civil, prefeitos e, especialmente, os secretários, conselheiros municipais e lideranças que atuam nas áreas da Assistência Social (ODM 1), Educação (ODM 2), Direitos Humanos (ODM 3), Saúde (ODM 4,5,6) e Meio Ambiente (ODM 7). 
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram traçados em 2000, a partir de encontros realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o debate dos maiores problemas mundiais que afetavam as pessoas. A partir disso, se estabeleceu oito iniciativas para tornar o mundo mais justo até 2015. A plataforma humanista é apoiada por líderes de 191 nações, entre elas o Brasil, os quais vêm promovendo esta discussão em todo o País numa incumbência da Secretaria-geral da Presidência da República.
Conforme o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Geraldo Magela da Trindade, as ações serão intensificadas em 2013. “Já temos diversos municípios brasileiros que adotam a plataforma dos ODM como referência para organizar sua gestão. Por isso estamos realizando estes encontros agora”, comenta.

INFLUÊNCIA NA REGIÃO

O seminário promovido em Santa Cruz do Sul visa debater com a região do Vale do Rio Pardo ações para a criação de núcleos e comitês dos ODM nos municípios e intensificar as ações que já são realizadas em parceria com o Governo Federal.
Conforme o prefeito de Boqueirão do Leão e presidente da Amvarp, João Davi Goergen, a iniciativa visa aproximar os municípios da região com o Governo. “O seminário será importante para que os municípios possam conhecer um pouco mais como melhorar e dar sua contribuição para atingirmos os índices de satisfação propostos pela ONU”, destaca.
Goergen salienta, ainda, que este encontro visa criar na região situações de convergência de pensamento para a otimização de aplicação de recursos públicos. “Já que haverá troca de gestores no final do ano, este é um momento de sensibilização, pois queremos que os municípios se familiarizem com o assunto para que este trabalho não pare nos próximos anos”, considera.
O próximo passo, segundo o presidente da Amvarp, é a formação de grupos municipais para o acompanhamento da execução das políticas públicas que forem criadas para melhorar e atingir os oito objetivos.

CRIAÇÃO DE NÚCLEO

Durante o seminário foram eleitos os primeiros representantes que irão compor o núcleo que trabalhará na elaboração de ações para o alcance ou melhora dos ODM. O grupo tem como atribuições acompanhar, subsidiar e monitorar o processo de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Dessa forma, a intenção é que o Vale do Rio Pardo se aproxime do que a ONU estabelece até 2015.
Na próxima reunião da Amvarp, dia 27, em Santa Cruz do Sul, outros nomes deverão ser indicados para fazer parte do núcleo. “A partir desse grupo, pretendemos criar núcleos municipais, trazendo a realidade de cada localidade para a região”, analisa Goergen.

NÚCLEO REGIONAL

Nome                                                           Cargo/Município
Ubiratan Trindade……………………………… Sec. de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Sul
Rosi Cristina Spíndola da Silveira…….. Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul
Giselda Petry……………………………………… Amvarp
Vladimir Panta…………………………………… Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo
Cândida Farias ………………………………… Diretora da Sec. de Desenvolvimento Social de Santa Cruz
Cláudio Cariboni………………………………. Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul
José Gilberto Tuhtenhagen……………… Coop. Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos)
José Renato Coimbra………………………. Secretaria de Indústria e Comércio de Encruzilhada do Sul
Luciano Letter……………………………………. Centro de Referência em Assistência Social de Vale do Sol
Thirza Preuss……………………………………. Coordenadora do Dep. de Assistência Social de Vale do Sol
Luciano Cezimbra…………………………….. Coordenador Regional da Sec. de Planejamento do Estado
Atílio Puntel……………………………………….. Coordenador Macrorregional da Seplag nos Vales

Quais os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)?

1 – Acabar com a Fome e a Miséria;
2 – Educação Básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Redução da mortalidade infantil;
5 – Combate a Aids, malária e outras doenças;
6 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

EVERSON BOECK

Seminário em Santa Cruz foi realizado pela Amvarp, em conjunto com a
Secretaria-geral da Presidência da República