Início Geral Curso prepara e especializa motofretistas e mototaxistas

Curso prepara e especializa motofretistas e mototaxistas

Com a proximidade da vigência da legislação que prevê cursos especializados para motofretistas e mototaxistas, aumenta a procura pelas turmas, bem como as dúvidas sobre a legislação. Para orientar os motociclistas, o Detran-RS disponibilizou para download diversas informações sobre a Lei do Motociclista Profissional e a Resolução 350, do Contran, além da listagem com endereço e telefones dos locais que oferecem os cursos. São 23 CFCs e 12 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em vários municípios, aptos a ministrar o curso. O material também pode ser acessado por meio de um banner na capa do site da instituição.
Os 73 CFCs com instrutores habilitados estão orientados a disponibilizar mais turmas. O Estado tem 105 instrutores capacitados para ministrar o curso. O Senat Porto Alegre abriu mais uma turma de formação de instrutores, que se inicia no dia 30 de julho.
Até o momento, 1,1 mil motofretistas e 368 mototaxistas já fizeram (e registraram na CNH) o curso com carga horária de 30 horas. Estima-se em 350 mil o número de motocilcistas profissionais no Estado.

Fiscalização

O Cetran-RS reuniu-se na última terça-feira, 10, com os órgãos de fiscalização para debater o assunto. As instituições reiteraram o início da fiscalização no dia 4 de julho. “A resolução já foi prorrogada duas vezes, e os cursos estão disponíveis. Precisamos, em primeiro lugar, fazer cumprir a lei, mas também aplicar essas medidas para reduzir os altos índices de acidentalidade entre os motociclistas”, avalia o diretor técnico do Detran, Ildo Mário Szinvelski.