Início Educação Dada a largada no projeto Escola de Líderes

Dada a largada no projeto Escola de Líderes

EVERSON BOECK
[email protected]

Foi dada a largada no projeto pioneiro em Santa Cruz do Sul que vai estimular o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética de 44 alunos das escolas da rede municipal de ensino. A aula inaugural do projeto Escola de Líderes aconteceu na última terça-feira, 25, no auditório da Faculdade Dom Alberto e contou com a presença dos jovens participantes, preceptores, familiares, autoridades e comunidade em geral.
A realização do projeto é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) dentro do Comitê Intersetorial de Combate às Drogas. Os alunos, selecionados em suas escolas, participarão de uma série de encontros aos sábados até o final do ano onde receberão um curso para serem líderes em suas comunidades.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Aranda, a expectativa é grande frente às ações que serão desenvolvidas no projeto. “Eu acredito muito nas atividades extraclasse, ainda mais sendo realizadas por pessoas tão qualificadas como os nossos preceptores e com tão boas ideias. Além disso, misturamos os alunos das escolas e isso proporcionará uma troca de experiências excelente. Esperamos que esta semente cresça e dê muitos frutos”, acredita.
Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Patrícia Marques da Silva, a ideia é formar jovens multiplicadores. “Após o término da Escola de Líderes, estes alunos irão multiplicar o conhecimento recebido aos seus colegas, vizinhos e amigos, formando uma verdadeira ‘corrente da cidadania’”, ressalta.
Patrícia conta que a ideia da iniciativa surgiu a partir do conhecimento do projeto através do defensor público Igor Menini da Silva, que há havia desenvolvido a atividade em outros municípios do Estado. “Ficamos sabendo que a Escola de Líderes estava sendo realizada em Venâncio Aires por este defensor público e estava dando muito certo. Nos informamos melhor sobre o mesmo e percebemos que vinha ao encontro das nossas necessidades e adaptamos para nossa realidade”, relata.

COMO VAI FUNCIONAR

Os alunos selecionados da rede municipal em suas respectivas escolas vêm para Smec fazer o curso para serem líderes em suas comunidades ou escola. Este curso será ministrado por pessoas quem têm relevância na sociedade, que possuam uma história de vida de superação que possam ser exemplos a eles. Essas pessoas serão chamadas de Preceptores e terão uma turma de dez ou onze alunos.
Cada dois preceptores serão responsáveis por um grupo de 11 educandos, sendo para isso um total de 4 turmas. Nestes encontros, aos sábados pela manhã, serão desenvolvidos temas como ética, cidadania, saúde, pluralidade cultural, entre outros. Os encontros serão datas específicas, sempre aos sábados pela manhã.
A secretária municipal de Educação, Ana Aranda, lembra que, para que os alunos possam disseminar o conhecimento e as experiências adquiridas e, com isso, o projeto alcance maior êxito, durante o desenvolvimento da iniciativa haverá atividades no contexto destes jovens. “Sugerimos atividades (educacional, lúdica, esportiva, etc…) realizadas na escola e na comunidade onde estes adolescentes vivem, tudo com o apoio da Orientadora Educacional, Agente de Saúde e o Preceptor”, comenta. Além disso, segundo a secretária, serão criados espaços para que os pais participem do projeto.
Esses preceptores, segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Patrícia Marques, sendo responsáveis pelas turmas, decidirão como desenvolver o encontro. “Eles podem convidar alguém para conversar com a turma, fazer um passeio e trabalhar de diversas outras formas”, explica.
O preceptor deve ter a capacidade de integrar os conceitos e valores, ajudando os alunos na formação e na maneira de desenvolver estratégias factíveis para resolver os problemas cotidianos. O preceptor, além da função de ensinar, aconselhar, inspirar e influenciar o desenvolvimento dos seus educandos, deve servir de modelo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética durante determinado período de tempo.

ROLF STEINHAUS

Mais de 40 adolescentes são promovidos a líderes nas suas comunidades
através de projeto que desenvolverá temas como ética e cidadania