Início Saúde Dada largada para vacinação contra pólio

Dada largada para vacinação contra pólio

Campanha que se estende até o dia 30 de outubro vai imunizar crianças menores de cinco anos

Luciana Mandler
[email protected]

Ícaro recebeu a dose contra poliomielite na tarde desta segunda-feira. Foto: Luciana Mandler

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite iniciou nessa segunda-feira, 5, bem como a Multivacinação. Em Santa Cruz do Sul, as doses estão sendo oferecidas em todos os postos de saúde. Sabendo da importância, Alexandra Carvalho, no início da tarde de segunda levou a filha Giovanna Emília Carvalho, 3 anos, para receber a dose. “A caderneta dela está sempre em dia, desde bebê. Nunca atrasei um dia”, comenta. “É importante para a saúde dela, por isso a imunizamos”, completa.

Quem também aproveitou o primeiro dia de campanha para levar o filho Ícaro Davi Alpers, 3 anos, foi Ângela Alpers. Para ela, é importante vacinar, pois além de ser uma forma de prevenir é gratuito. “Procuro manter as vacinas em dia. Por ser gratuito temos que aproveitar”, reflete.

PÚBLICO-ALVO
Na campanha contra pólio, o público-alvo corresponde a crianças menores de 5 anos, com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de um a cinco anos. Conforme esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a vacinal oral como dose de reforço ou dose extra, ou a vacina inativada, como dose de rotina.

A mobilização da campanha se estende até o dia 30 de outubro, em todas as unidades de saúde. No sábado, 17, ocorre o Dia D, quando os postos vão ficar abertos das 8 às 14h, conforme o coordenador do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Roger Rodrigues Peres.

Segundo Peres, é importante reforçar que a população procure as salas de vacinas das unidades. “A grande maioria já estava com as doses e as que não tinham foram recebendo ao longo dessa segunda-feira”, enfatiza. “Além das crianças, público-alvo da campanha, é importante que adolescentes, adultos e idosos também procurem as unidades para manter as vacinas em dia, conforme necessidade”, completa.

PARA VACINAR
Para vacinar é necessário ter em mãos a carteira de vacinas de quem vai receber a imunização e, de preferência o cartão SUS.