Uma operação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) flagrou irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Na quarta-feira, 25, fiscais da autarquia abordaram ônibus e microônibus que passavam pelo posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar, às margens da RSC-287, no acesso ao município. Na maioria dos casos, a documentação apresentada pelos motoristas não obedecia às regras para a realização do serviço.
A equipe do Daer realizou abordagens a 60 veículos. Destes, 22 estavam em desconformidade com a legislação. Os fiscais verificaram que os transportadores notificados não apresentaram documentos obrigatórios, como a lista completa dos passageiros e a identidade de cada um deles, a apólice de seguro do veículo, o comprovante do vínculo empregatício do motorista, a nota fiscal do serviço e o Laudo de Inspeção Técnica (LIT). Os responsáveis pelos ônibus irregulares foram multados em valores entre R$ 232,28 e R$ 1.548,56.
O diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, salienta que a operação tem como objetivo garantir a segurança dos passageiros do transporte intermunicipal. Para o diretor, a equipe de fiscalização da autarquia busca, primeiramente, conscientizar todas as partes envolvidas no sistema. “Muitas vezes as pessoas desconhecem a legislação e, justamente por isso, contratam o serviço de transporte sem saber que estão colocando sua vida em risco”, complementa.
Júlio Cunha Neto/Daer

Agentes verificaram documentação exigida para veículos que fazem transporte intermunicipal de passageiros














