Início Economia DCTA: Associação vai combater o comércio ilegal

DCTA: Associação vai combater o comércio ilegal

A British American Tobacco, Imperial TobaccoGroup, JapanTobaccoInternational e Philip Morris International acabam de lançar a Associação Digital de Codificação e Acompanhamento (DCTA, sigla em inglês), criada especificamente com o objetivo de promover padrões internacionais e tecnologias digitais para ajudar os governos a combater o contrabando, falsificação e sonegação de impostos.
A DCTA tem como base estrutural a experiência coletiva da indústria na obtenção de cadeias de fornecimento internacionais e desenvolvimento de tecnologias sofisticadas para ajudar a distinguir o produto genuíno do falso.
Eliminar o comércio ilegal de cigarros e álcool exige a cooperação internacional e ferramentas mais inteligentes para ajudar as autoridades aduaneiras, de fronteira e fiscal no combate ao crime. A DCTA oferece uma solução comprovada, segura e de baixo custo para esta finalidade, com base na tecnologia Codentify®.
Codentify® entra na era digital, oferecendo acesso rápido e fácil por meio de um telefone celular, para todos os governos, a informações necessárias para proteger as receitas fiscais, verificar a legitimidade dos embarques e atender às exigências regulamentares internacionais, incluindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para eliminar a comércio ilícito de tabaco.
Pat Heneghan, porta-voz da DCTA, afirma que a tecnologia é extremamente importante no combate ao comércio ilegal. “Além dos fatores de complexidade do mercado global, a sofisticação dos criminosos e terroristas também exige que os governos se utilizem dos últimos avanços tecnológicos para garantir cadeias de fornecimento legais. E se quiserem, realmente, fazer qualquer avanço na resolução deste perigoso e crescente problema é necessário investir em tecnologia”, resume Heneghan.
 As quatro maiores fabricantes internacionais de tabaco do mundo se unirem para lançar a DCTA demonstra a real gravidade e necessidade desta nova ferramenta. “Nosso objetivo é oferecer aos governos uma solução do século XXI para o problema internacional do comércio ilegal”, explica o porta-voz da DCTA.
 “Com os governos em busca de soluções para garantir receitas fiscais e buscando deter os criminosos que prosperam no mercado negro, estamos certos de que a DCTA pode oferecer as tecnologias e os conhecimentos necessários para produzir um impacto real”, conclui Pat Heneghan.
 
MAIS INFORMAÇÕES
A Associação Digital de Acompanhamento e Codificação (DCTA) promove normas técnicas e soluções digitais concebidas para proteger as cadeias de fornecimento sujeitas a impostos especiais de bens de consumo rápido, como o tabaco e o álcool. O objetivo é  proporcionar a todas as partes interessadas as ferramentas, informações e capacidade necessárias para verdadeiramente combater o comércio ilícito.
 De acordo com dados de uma pesquisa independente, estima-se que aproximadamente 12% do mercado de cigarros global é ilícito, o equivalente a cerca de 660 bilhões de cigarros por ano, representando perda de arrecadação para os governos federais de mais de US$ 40 bilhões por ano. O comércio ilícito de álcool também é substancial, com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimando que cerca de 30% de todo o álcool consumido no mundo é produzido ilegalmente, ou ‘sem registro’.