Início Política Debate acirra disputa pelo Palacinho

Debate acirra disputa pelo Palacinho

Confronto teve apresentação de propostas e discussões entre prefeituráveis

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Candidatos a prefeito apresentaram suas principais propostas em debate. Foto: Tiago Mairo Garcia

Restando menos de um mês para as eleições municipais, o tom cordial do início da campanha vai cedendo espaço para uma disputa eleitoral cada vez mais acirrada entre os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Sul. Em debate promovido pela Rádio Santa Cruz e Riovale Jornal, na tarde da última terça, 20, na Câmara de Vereadores, os sete postulantes ao Palacinho protagonizaram um confronto marcado pela apresentação de propostas intercaladas com manifestações mais críticas entre os participantes.

Em sorteio realizado com representantes das coligações, foi decidida a ordem entre os candidatos. Mediado pelo jornalista Josemar Santos, o debate começou com as considerações iniciais. Após, os sete candidatos responderam questões elaboradas pelo Riovale Jornal e Rádio Santa Cruz relacionadas com as perdas salariais do funcionalismo público e a desigualdade social no Município. Sobre as perdas salariais do funcionalismo público, Irton Marx (Solidariedade) frisou que precisa saber a situação financeira para atender a demanda. Mathias Bertram (PTB), Alex Knak (MDB), Carlos Eurico Pereira (Novo), Frederico de Barros (PT) e Helena Hermany (Progressistas) destacaram que irão buscar o diálogo com a categoria. Jaqueline Marques (PSD) frisou que o atual governo cortou Ccs e valorizou servidores.

Sobre desigualdade social, Jaqueline Marques disse que irá criar oportunidades e qualificar os jovens do interior. Helena Hermany irá implantar o projeto Cidadania Total para atender crianças e jovens. Frederico Barros salientou que vai desenvolver um projeto para ajudar as pessoas mais carentes a não passarem fome. Carlos Eurico Pereira salientou que irá investir em educação e atrair empresas para gerar mais empregos. Alex Knak destacou que vai focar em saneamento, implantar a cozinha comunitária, proporcionar cursos profissionalizantes e buscar recursos para a área. Mathias Bertram salientou que irá trabalhar com geração de emprego e renda, foco na educação e atender a população dos bairros. Irton Marx frisou que irá realizar um estudo com a comunidade para ver o que pode melhorar.

No segundo, terceiro e quarto bloco, com tema livre, os candidatos se enfrentaram no sistema de perguntas com respostas, réplica e tréplica. Foram 42 embates entre os candidatos, que falaram sobre diversos assuntos. Entre os principais temas, destaque para uso de CCs na Prefeitura, turismo, coleta seletiva de lixo, pós-pandemia, contrato com a Corsan, saúde e educação. Além de abordar as suas propostas, em alguns momentos, os prefeituráveis protagonizaram discussões políticas mais veementes com o objetivo de desconstruir o seu adversário, mostrando o clima cada vez mais acirrado na disputa eleitoral. O debate foi encerrado com as considerações finais de cada postulante ao Palacinho.

AVALIAÇÃO

Após o encontro político, Alex Knak frisou que o debate é um momento para aproximar ideias para a comunidade. Mathias Bertram frisou ser o único grupo de oposição que possui propostas. Carlos Eurico Pereira salientou o aprendizado com a candidatura e agradeceu o espaço dos veículos de comunicação em promover o evento. Irton Marx destacou que o debate foi um encontro construtivo com boa repercussão. Frederico de Barros ressaltou que o debate expõe as diferenças entre candidaturas. Helena Hermany frisou que o encontro foi importante para ver a realidade de cada candidato. Jaqueline Marques relatou que foi um momento rico para a população conhecer as ideias.

O debate foi transmitido pela Rádio Santa Cruz com live ao vivo no site, canal do YouTube e nas páginas do Facebook da emissora, compartilhada pela fanpage do Riovale Jornal, com o conteúdo completo disponível na internet. No dia 5 de novembro ocorrerá o debate com os candidatos a vice-prefeito e no dia 11 de novembro ocorrerá o segundo debate entre os prefeituráveis, ambos com início às 15h, na Câmara de Vereadores.

Os principais assuntos debatidos

Turismo

Ao responder pergunta de Alex Knak sobre o turismo, Carlos Eurico Pereira frisou que são os cidadãos que fomentam o turismo, destacando que através de parcerias público-privadas com associações pretende estimular o turismo como referência no Município com potencial de desenvolvimento. Alex Knak citou Gramado como exemplo de cidade desenvolvida através do Turismo. Citou que em seu plano de governo pretende criar o mercado público municipal, uma rua coberta, rotas turísticas e parque ecológico com parceria público-privada para incentivar a área no município.

Coleta seletiva do lixo

Ao responder pergunta de Helena Hermany sobre coleta seletiva do lixo, Jaqueline Marques frisou que através da educação, é necessário conscientizar as crianças para uso correto do lixo. Também destacou que irá trabalhar para fortalecer a coleta de lixo no interior e um maior incentivo para a cooperativa. Helena frisou que apenas 5% do lixo é reciclado em Santa Cruz do Sul, destacou que existe tecnologia com equipamentos adequados para a reciclagem e que irá trabalhar para que Santa Cruz do Sul seja uma cidade sustentável.

Contrato com a Corsan

Questionado por Mathias Bertram sobre o contrato com a Corsan. Irton Marx frisou que canalização atual está antiga e deveria ser modernizada e defende obras de revitalização. Lembrou que combateu projeto de privatização da água em governo anterior. Mathias frisou que foi feita uma licitação da água e a Corsan foi a vencedora. Frisou que atualmente a população paga uma das contas de água mais caras do Brasil e está sofrendo com o descaso no serviço de abastecimento. Citou que o atual governo fez dois aditivos e que seu grupo político é contra o ato realizado pela atual gestão municipal. Irton concordou com as ponderações de Mathias e destacou que o funcionário da Corsan não tem culpa e sim os gestores da estatal. Destacou que precisa ter uma lei para resolver o problema. Citados por Mathias Bertram na introdução da pergunta como integrantes do atual governo na assinatura do contrato com a Corsan, Alex Knak frisou que não fez parte da assinatura do contrato e Helena Hermany informou que denunciou o contrato em 2018 e deixou o governo em 2019, salientando que a demanda não teve fiscalização.

Políticas públicas para mulheres

Questionado pela candidata Helena Hermany sobre políticas públicas para mulheres, Frederico de Barros elogiou a sua vice-candidata a prefeita, Manu Mantovani, por suas convicções e frisou que irá focar uma gestão pública de paridade entre homens e mulheres e compromisso de lutar contra a violência contra a mulher. Helena destaca que irá incentivar as mulheres para ingressarem no mercado de trabalho com foco no empreendedorismo, prevenção da violência, com parcerias realizadas com a delegacia da mulher e na saúde irá incentivar o parto humanizado e criar salas de amamentação nos postos de saúde, com melhorias no atendimento da saúde da mulher. Frederico concordou com as ideias de Helena e salientou que irá atuar com politicas de prevenção contra a violência para valorizar as mulheres.