Início Sem categoria Desenho infantil eternizado em brinquedo

Desenho infantil eternizado em brinquedo

Alyne Motta – [email protected]

Quando se é criança, muitos desenhos são confeccionados, seja em casa, num momento de entretenimento ou na escola. Com o tempo, e a falta de espaço físico, alguns são perdidos, outros descartados e têm aqueles, os mais importantes, que ficam guardados como recordação.
Certo dia, durante as férias de inverno, a filha de Luciane Bellini, de seis anos, fez um desenho e ela, na vontade de guardar, decidiu transformá-lo em brinquedo. “A ideia inicial era envolvê-la na atividade”, explica Luciane, comentando sobre a reação da filha em ver a boneca pronta.

Luciane Bellini

Brinquedos a partir de desenhos infantis

“A reação de surpresa e encantamento me emocionou”, revela a artesã, que há dois anos decidiu fazer trabalhos manuais como forma de distração. Vendo a reação da filha, Luciane pesquisou e descobriu que essa técnica se chama rabisquedo, e que existem empresas especializadas nisso, aqui no Brasil e fora.
Psicóloga de formação, com atuação na área clínica, Luciane sentiu a necessidade de produzir algo que fosse palpável, que saísse do trabalho mental da sua rotina. “Apaixonei-me por trabalhos manuais e pelo rabisquedo”, revela ela, que teve a oportunidade de unir a psicologia com o artesanato.

Arquivo Pessoal

Luciane Bellini confeccionando o rabisquedo

RABISQUEDOS DO SÃO LUÍS
Em contato com o Colégio Marista São Luís, desenvolveu um trabalho para a Educação Infantil. Junto com as professoras, as crianças fizeram seus desenhos e Luciane transformou em brinquedo. “Foi investigado junto aos alunos os detalhes dos desenhos, para que isso auxiliasse a confecção”, comenta a psicóloga.
Com duas a cinco horas para cada trabalho, dependendo da complexidade do desenho, Luciane foi confeccionando os brinquedos, usando feltro, fibra, fitas e lãs. Assim surgiram os rabisquedos do Colégio São Luís. Cerca de 70 peças foram produzidas e entregues aos alunos.

Luciane Bellini

Todos os detalhes dos desenhos foram confeccionados por Luciane

“Procurei ser muito fiel às cores e tamanhos de cada desenho, pois isso está relacionado à personalidade da criança, às características daquele momento da vida e desenvolvimento delas, à idade e ao traçado que desenvolve”, explica Luciane, que produziu um trabalho idêntico ao desenho.

ENTREGA DOS BRINQUEDOS
Na noite de encerramento do ano, ao final de uma peça encenada pelos alunos, os pais foram convidados a entregar os rabisquedos. “Juntos, pais e filhos, puderam descobrir a produção da criança. Foi lindo, mágico e especial”, relembra Luciane Bellini, satisfeita com o resultado.

Luciane Bellini

Dimensões foram mantidas, pois estão relacionadas à personalidade da criança

Ela comenta que recebeu somente os desenhos e o primeiro nome dos estudantes. “Na noite de entrega, pude ver as crianças, a expressão de encantamento de ver a magia acontecer. Elas não sabiam, a surpresa foi emocionante”, afirma a artesã, satisfeita por todos gostarem de ver seu desenho criando forma de brinquedo.

Veja mais modelos