Início Geral Desenvolvimento | Caminho Serras e Vales unifica regiões por meio do turismo...

Desenvolvimento | Caminho Serras e Vales unifica regiões por meio do turismo rural

Projeto que contemplou 12 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra é tema da próxima reunião da associação, em Sinimbu

A ação será tratada também na próxima reunião da Aturvarp, no município de Sinimbu, no novo espaço do Recanto Enxaimel, localizado em Linha Rio Grande
Divulgação

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) apresenta, na próxima sexta-feira, 27, o projeto “Caminhos Serras e Vales”, durante a reunião mensal da entidade, realizada nesta ocasião em Sinimbu. A iniciativa une 12 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra criando um corredor com mais de 600 quilômetros de caminhadas, tornando-se uma atração nacional do segmento.
Desenvolvido pela Amplar Gestão Sustentável, empresa mineira especializada em gestão sustentável, o roteiro é fruto do projeto Caminhadas na Natureza, que envolveu os municípios de Tunas, Lagoa Bonita do Sul, Ibarama, Passa Sete, Estrela Velha e Arroio do Tigre – todos da Região Centro-Serra e no Vale do Rio Pardo, engloba Passo do Sobrado, Vale Verde, Venâncio Aires, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul.
Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o projeto se transformou no “Caminho Serras e Vales”, por conta da geografia dos municípios que o integram, fazendo dele uma grande aposta para o desenvolvimento do setor regional. “A região se prepara para uma transformação turística significativa, com a expectativa de que o “Caminho Serras e Vales” atraia visitantes de todo o País, levando a região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra a ter uma abrangência nacional”, projeta.
A ação trabalha em duas vertentes: capacitar técnicos para promover caminhadas rurais e estruturar circuitos naturais. Por outro lado, a iniciativa visa sensibilizar a população escolar quanto ao seu município, mostrando alternativas e complementos da renda nas propriedades rurais. “Este projeto será apresentado no próximo Simpósio de Trilhas Gaúchas, que é realizado em São Francisco de Paula, iniciando na próxima quinta-feira, 26, até domingo, dia 29”, destaca Marquardt.
A ação será tratada também na próxima reunião da Aturvarp, marcada para ocorrer nesta sexta-feira, 27, no município de Sinimbu, no novo espaço do Recanto Enxaimel, localizado em Linha Rio Grande. “Nossas reuniões são realizadas em empreendimentos turísticos que fazem parte dos municípios da associação, para dar visibilidade aos destinos e elevar a importância dos empreendimentos para o segmento. Nesta reunião, haverá ainda a prestação de contas do terceiro trimestre de 2023”, pontua o presidente da Aturvarp.

Turismo na Consulta Popular

O projeto Caminhos Serras e Vales, que é fruto da Consulta Popular de 2019, mostra que a região se preocupa com a inclusão de propostas que promovem o turismo regional. Para a consulta deste ano, outros dois temas de abrangência regional foram indicados para a de votação. O Plano de Modernização da Sinalização Turística e projeto que cria Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Territorial Regional foram aprovadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede Vale do Rio Pardo).
A aprovação final das propostas ocorre no dia 10 de novembro, com a realização da Assembleia Regional da Consulta Popular. “No entanto, estamos com uma grande expectativa, pois o turismo é sempre uma área de desenvolvimento coletivo, pois no caso da nossa região, sempre envolve mais que um município”, diz o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt.
Na Consulta Popular de 2023 serão destinados mais de R$ 2 milhões para o Vale do Rio Pardo. A votação, que neste ano ocorre apenas de forma on-line, se realizará de 27 de novembro a 1º de dezembro.