Início Geral Desfile Temático da 29ª Oktoberfest ilustra a cultura germânica

Desfile Temático da 29ª Oktoberfest ilustra a cultura germânica

Ricardo Wendland

Família Friz foi atração do desfile

As tradicionais festas da cultura germânica invadiram a Rua Marechal Floriano, centro de Santa Cruz do Sul, neste domingo, 6, durante o primeiro desfile temático da 29ª Oktoberfest e Feirasul – que segue até o dia 13 de outubro. A parada baseada no tema “Festejando Nossas tradições” explorou os momentos de comemoração coletiva da herança alemã, com danças, trajes típicos coloridos, música de bandinhas locais, corais, comidas típicas e celebrações religiosas. A atração, retratada por nove alegorias e mais de 1,3 mil figurantes, levou cerca de 30 mil pessoas às ruas. “Estamos muito felizes pelo público que prestigiou o evento, lotando as ruas centrais e demonstrando animação e alegria durante todo o percurso”, comemora a diretora de Cultura e Folclore, Maria Luiza Rauber Schuster.

Ricardo Wendland

Fenaf foi lembrada no primeiro carro alegórico

O carro alegórico em homenagem à Festa Nacional do Fumo (Fenaf), celebração que deu origem à Oktoberfest (patrocinado pela Souza Cruz) abriu o desfile. A Fenaf teve três edições que apresentaram ao público o potencial econômico do município e a herança dos colonizadores alemães. Na sequência, a Fubica do Fritz e a tradicional bicicleta coletiva Zig Zag Zug trouxeram alegria para os visitantes. As flores, presentes em todas as festividades e comemorações da cidade, foram ilustradas na segunda alegoria pela beleza das Soberanas da Festa, Rainha Gabriela Rossa e suas Princesas Carolina Appel e Maria Helena Lersch.
 O resultado do trabalho no campo realizado durante o ano é motivo de comemoração na cultura alemã.  A Erntedankfest (Festa da Colheita) foi representada pelo terceiro carro alegórico (patrocinado pela Universal Leaf) com uma cerimônia religiosa para agradecer a oferta de produtos da colheita, boa música e a apetitosa gastronomia típica. A família símbolo da Festa, Fritz e Frida com seus filhos Max e Milli, encantou o público com simpatia e alegria.

Ricardo Wendland

Soberanas defilaram numa coroa de cristais

Grupos de danças folclóricas, entidades da cidade e bandinhas típicas também fizeram parte da parada que resgatou os laços culturais germânicos.  As sociedades de canto, retratadas no carro patrocinado pela Afubra, foi destaque, assim como as sociedades de damas, bolão, tiro e lanceiros que mostraram a importância de preservar hábitos esportivos, como os jogos germânicos, em encontros que a ajudaram a enaltecer as tradições, a língua e o espírito de união da cultura.
A língua alemã, sinônimo da herança dos colonizadores presente até hoje em muitas comunidades, foi ilustrada pelo Himbeerwagen (Carro do Suco). A alegoria das Cucas com a inauguração do sino (patrocinada pela Metalúrgica Mor), assim como o carro do Kerb, representaram os momentos de confraternização e agradecimento entre famílias e amigos. O Bierwagen (Carro do chopp) completou as comemorações dos imigrantes alemães, que trouxeram a bebida para Santa Cruz do Sul.

Ricardo Wendland

Grupos folclóricos fizeram a festa na rua Marechal Deodoro

DESFILES
Os carros alegóricos, cuja construção começou há cerca de três meses, tiveram a assinatura do decorador santa-cruzense, Julci Limberger,  e coordenação de Maria Luiza Rauber Schuster e João Goerck. O próximo desfile está marcado para quarta-feira, 9, às 20 horas, na Rua Marechal Floriano. Conforme Maria Luiza, serão aceitos grupos organizados, representando empresas e entidades da comunidade, sem a exigência de traje típico. A terceira parada temática acontece no próximo domingo, 13, a partir das 10h15.