Início Esportes Dez anos de eisstocksport

Dez anos de eisstocksport

Nelson Treglia

 
Dez anos atrás, um esporte tipicamente germânico chegava a Santa Cruz do Sul: o eisstocksport. Em 2003, a modalidade deu seus primeiros passos no município. Atualmente, ela tem presença significativa em cidades dos Vales do Rio Pardo e Taquari, onde a colonização alemã representa muito em termos culturais. Uma delegação formada por integrantes de clubes sediados em Santa Cruz e Lajeado, vai disputar mais uma edição do Campeonato das Américas, nesta sexta-feira e sábado. O evento será realizado na capital do Paraguai, Assunção.
A delegação é formada por quatro equipes, duas no masculino e duas no feminino. São 27 atletas dos Vales que competirão no Paraguai. Eles defendem a Federação Gaúcha de Eisstocksport e fazem parte de três clubes: o  Centro Cultural 25 de Julho e a Associação Esportiva 15 de Agosto, ambos de Santa Cruz; e o Centro Cultural de Lajeado. Segundo o presidente da Federação, Renê Emmel, está garantida no campeonato a participação de jogadores do próprio Paraguai e do Canadá, com a possibilidade de outros países estarem presentes.
Um detalhe interessante da disputa é que as equipes gaúchas podem conseguir o primeiro e o segundo lugar ao mesmo tempo, tanto no masculino quanto no feminino. Afinal, são duas equipes para cada disputa. “Já trouxemos várias taças. A expectativa é trazer de novo”, prevê Emmel.
 
Rolf Steinhaus

Treino de eisstocksport no Centro 25 de Julho: esporte é uma realidade e promete mais conquistas
 
ABRANGÊNCIA
 
No Rio Grande do Sul, o eisstocksport conta com 140 atletas, concentrados nos Vales do Rio Pardo e Taquari. Os jogadores residem em municípios como Santa Cruz, Lajeado, Forquetinha, Teutônia e Vera Cruz. “O eisstocksport é um esporte familiar desde o começo”, garante Renê Emmel.
 
BIELORRÚSSIA
 
Recentemente, a Federação Gaúcha participou de um torneio que inaugurou sete pistas de eisstocksport na Bielorrússia. Foi uma oportunidade de divulgar Santa Cruz do Sul e a região, e de fazer um convite para a Oktoberfest. Na Festa da Alegria, já é tradicional a realização do Torneio Internacional de Eisstocksport. Conforme Emmel, são 44 países que praticam a modalidade.
A Bielorrússia, que faz fronteira com países como a Rússia e a Polônia, é um dos integrantes da Federação Internacional deste esporte e fez questão de convidar Santa Cruz para o torneio de inauguração das novas pistas.