
Fabrício Goulart
[email protected]
Na próxima segunda-feira, 22, o Brasil celebra o Dia do Contador. Para a classe contábil, mais do que uma data comemorativa, é um momento de reconhecimento e valorização da profissão. Afinal, o contador é um parceiro essencial de todos os tipos de negócios. Presidente do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Rio Pardo (SindiContábil VRP), Flávia Fröhlich Mielke avalia que o momento lembra as responsabilidades que a classe possui “como guardiões da transparência, da legalidade e da sustentabilidade dos negócios”, frisa.
Flávia ressalta que o contador não apenas registra fatos ou organiza números, mas orienta o cliente “na prevenção de riscos e na construção de um planejamento sólido”. “Por meio da contabilidade, é possível antecipar cenários, avaliar impactos e encontrar caminhos para decisões mais seguras”, enfatiza. Essa visão estratégica oferece tranquilidade ao empreendedor e garante condições para que ele invista com responsabilidade, cresça de forma sustentável e contribua para o desenvolvimento econômico da comunidade.
Em um cenário cada vez mais dinâmico, uma das questões que surgem envolve a tecnologia – e a inteligência artificial. Se, por um lado, otimiza processos e reduz burocracias, por outro exige atualização constante. “O maior desafio é acompanhar o ritmo das transformações”, pondera Flávia. De acordo com a presidente, o contador precisa estar preparado para interpretar informações, analisar cenários e orientar decisões, “assumindo um papel ainda mais estratégico em um mundo muito mais rápido e conectado”.
A dirigente alerta, contudo, que as novas tecnologias não substituem o olhar humano, a ética e a capacidade crítica do contador. “Trata-se de uma ferramenta aliada que potencializa nossa atuação, mas que, sobretudo, precisa ser utilizada de forma profissional e com critérios éticos”, acentua.
Mercado de trabalho
Para quem pensa em ingressar na área, Flávia traz boas notícias: o mercado é promissor. De acordo com ela, há sempre busca por profissionais qualificados em todas as áreas. “Nossa profissão abre portas também nas áreas de controladoria, perícia, auditoria e consultoria, caminhos que sempre têm necessidade profissional”, observa.
A presidente frisa, também, que a profissão é desafiadora, mas também gratificante, já que permite ajudar pessoas, empresas e comunidades a prosperarem. “Que este dia seja de reconhecimento, mas também de motivação, para que sigamos unidos, valorizando a contabilidade e mostrando que ela é parte fundamental da vida em sociedade”, proclama Flávia Fröhlich Mielke, para quem há, ainda, uma questão afetiva pessoal no ramo, já que desde pequena acompanhava o pai, também contador, na profissão.














