Início Especiais Dia do Dentista: Relação entre odontologia e saúde sistêmica

Dia do Dentista: Relação entre odontologia e saúde sistêmica

Atualmente, muito se fala em Odontologia Estética, porém a Odontologia é muito mais que um belo sorriso, sendo também sinônimo de saúde. Desta forma, é importante ressaltar que os cuidados com a saúde da boca, podem refletir em condições sistêmicas, tais como a diabetes mellitus, complicações durante a gestação, risco de infecções em órgãos vitais, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares isquêmicas.
Evidências significantes demonstram que a Diabetes Mellitus é um fator de risco para as doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes (periodonto). Por sua vez, a doença periodontal também pode interferir sobre a Diabetes, podendo agravar seu controle glicêmico.
Inúmeros estudos comprovam que infecções da cavidade bucal tem um papel importante no desenvolvimento e progressão da aterosclerose, desenvolvendo reações imuno-inflamatórias no organismo do indivíduo. Como consequência da aterosclerose, podem ocorrer o infarto do miocárdio, angina ou acidente vascular cerebral.
Características próprias do sexo feminino, como a grande variação hormonal durante a puberdade, gestação, menopausa, dentre outros, podem afetar as condições bucais. Da mesma forma que a infecção periodontal pode influenciar o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.
Os microorganismos presentes na cavidade oral podem se disseminar através da corrente sanguínea, e atingir órgãos vitais para o indivíduo, como pulmão e coração. Em casos específicos, há necessidade de realização de profilaxia antimicrobiana para evitar que ocorra essa disseminação de bactérias pelo organismo. Um exemplo disso é a profilaxia para endocardite bacteriana.
Salienta-se que as infecções orais não são o principal fator etiológico das inúmeras condições sistêmicas citadas. Porém, sua associação deve ser muito bem analisada, em função da grande variedade de fatores associados no processo da doença, buscando-se o melhor tratamento para o paciente, obtendo-se um prognóstico favorável. A prevenção é a melhor maneira de manutenção da saúde, e esta deve ser feita em associação entre Médico e Dentista.
Visite seu Dentista regularmente de seis em seis meses, e tenha uma vida mais saudável.

Divulgação/RJ

Cirurgião-dentista Leonel Osmar Severo