Início Cultura Dia do músico: Som que dá sentido ao viver

Dia do músico: Som que dá sentido ao viver

Celebrada hoje, data homenageia artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos

FREEPIK

LUÍSA ZIEMANN
[email protected]
r

Na rádio que toca no carro, nos grandes festivais ou no barzinho da esquina. Eles estão nos mais diversos ambientes e levam alegria e diversão através de seu dom. Os músicos tem seu dia celebrado hoje, 22 de novembro. A data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. O Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.


De acordo com a tradição católica, Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos. A jovem nasceu em Roma em meados do século III e costumava participar das missas do Papa Urbano I, sendo uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.


Seria o canto de Cecília que teria convencido Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Depois de se converter, Valeriano contou a história da noite de núpcias para seu irmão, e também fez com que ele se convertesse. Junto de seu marido e do cunhado, Cecília começou a converter várias pessoas ao cristianismo. A história chegou aos ouvidos de Turcius Almachius, prefeito de Roma, que era pagão, e chamou Valeriano e seu irmão ao tribunal para exigir que ambos abandonassem o cristianismo, sob pena de morte.


Os dois irmãos se recusaram e acabaram sendo condenados à morte e decapitados. Mais tarde, Cecília também foi torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, quanto mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela cantava a Deus. De acordo com a lenda, durante seus últimos dias de vida, Cecília cantou dezenas de hinos e louvores. Por isso, há anos ela é considerada como a padroeira dos músicos. A história da Santa Cecília mostra que, diante das adversidades, foi a música quem esteve presente ao seu lado.