Início Especiais Dia do Veterinário: cuidando da saúde dos bichos

Dia do Veterinário: cuidando da saúde dos bichos

EVERSON BOECK
[email protected]

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.
É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.  Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C. As escolas de veterinária surgiram na Europa no meio do século XVIII, em países como Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Suécia.
Para o exercício profissional passou a ser exigido o registro do diploma, a partir de 1940, na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão. A formação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Depois é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.
As especializações são clínica e cirurgia de animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos. (Fonte: IBGE Teen)

Cuidados ao escolher um veterinário ou pet-shop

– O cliente deve verificar as condições de higiene e o registro do estabelecimento são medidas que garantem a saúde de seu animal de estimação.
– Como todo prestador de serviço, o pet-shop deve ser escolhido com bastante atenção. Afinal, é a saúde do seu animal de estimação que está em jogo.
– O primeiro cuidado que o consumidor deve ter antes de levar o bichinho para realizar qualquer procedimento é procurar o registro daquele estabelecimento no Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois todo pet-shop deve possuir esse registro com a indicação de um veterinário responsável.
– Tendo em vista que esse é um local voltado à higienização do animal, também é preciso verificar as condições de limpeza do ambiente. Conferir como é feita a esterilização da gaiola onde o animal fica preso e até mesmo da escova e pentes utilizados.
– Se for detectado que o animal pegou alguma doença de pele ou mesmo algum parasita, os custos com medicação e demais tratamentos necessários para resolver o problema são de responsabilidade do pet-shop.
– Se ocorrer qualquer dano ao animal, como um corte no momento da tosa, por exemplo, ele deve ser imediatamente reparado e os custos com gase, remédios, pontos e anestesia devem ser suportados, exclusivamente, pelo estabelecimento.
– O ideal é que o pet-shop questione também se o animal possui algum tipo de alergia, pois alguns animais são alérgicos a perfumes, por exemplo.

Doctor’s Pet Clínica Veterinária

Com experiência de 10 anos de profissão, oito em Joinville, em Santa Catarina, a Dra. Karina Knak atua na Doctor’s Pet Clínica Veterinária, localizada na Rua 28 de Setembro, 687. É especializada em cirurgia de cães e gatos, com aperfeiçoamento em oncologia e dermatologia. Na clínica, possui sala de cirurgia completa com anestesia inalatória, monitor cardíaco, monitor de apnéia e ecografia gestacional.
Para Karina, bem-estar e qualidade para a vida dos animais devem aspectos primordiais para o veterinário. “Amo minha profissão. Os animais merecem carinho, respeito e proteção, e cabe ao medico veterinário estar bem qualificado para atender da melhor forma possível, visando ótima qualidade de vida aos animais”, comenta. Em relação à data, segundo Karina, ela exalta o respeito e reconhecimento dos veterinários. “É um momento de valorização muito gratificante, principalmente quando vindo de proprietários”, observa.
Com os animais de estimação é fundamental carinho, boa alimentação e banhos, principalmente para cães e gatos. Para uma saúde completa, deve-se procurar manter vermífugos e vacinas em dia, e jamais fazer medicações sem orientação profissional.
Na hora de procurar uma veterinária ou pet, o proprietário do animal deve procurar um profissional especializado, que forneça possibilidades de exames e diagnostico. Atualmente a área veterinária esta em expansão e há vários recursos disponíveis.

DIVULGAÇÃO RJ

Dra. Karina: carinho e atenção com os animais

Centro Veterinário Planeta Animal

As atividades do Centro Veterinário Planeta Animal iniciaram em 2001, atendendo pequenos animais. É a única clínica especializada no atendimento de aves ornamentais. Desde 2007 a empresa disponibiliza os serviços de taxi dog, banho e tosa, além de adestramento de cães. O Planeta Animal, situado na Rua São José, 1571, possui canil registrado junto ao Kennel Club e atualmente abriga em torno de 70 cães de reprodução através dos quais vende filhotes de diversas raças tais como: Shih-tzu, Pequines, Maltes, Daschund, Bulldog Frances, Yorkshire, Fox Paulistinha e Pastor Alemão.
Dr. Hermes Augusto de Souza, considera a data do dia 9 de setembro importante porque cria conscientização pública sobre a importância da profissão, bem como chama a atenção para o fato de os veterinários servirem a humanidade há 250 anos.
Segundo Hermes, são inúmeras as áreas de atuação do médico veterinário. “O profissional pode atuar desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar cirurgias. Pode, também, trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais”, explica.
O profissional está habilitado, conforme o médico veterinário, a fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. “A participação do médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos rebanhos. A atuação dos veterinários junto aos frigoríficos também é importante, pois garante a saúde da população. O controle da carne bovina, suína, ovina, aves e peixes, entre outros, é feito diariamente. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores de alguns desses produtos. O veterinário também atua na fiscalização de empresas que trabalham com produtos de origem animal, tais como embutidos, mel, laticínios etc”, afirma.
Quanto a dicas de cuidados com animais de estimação, Hermes sugere:
– O esquema de vacinação de filhotes e a vacinação anual dos adultos contra as principais doenças e contra a raiva é muito importante para assegurar a saúde do seu animal.
– Parasitas internos e externos podem causar doenças nos cães, gatos e aves. É importante fazer o controle de vermes, pulgas e carrapatos através do diagnóstico precoce e tratamento profissional.
– Procure o veterinário para fazer o “check-up” anual do seu animal de estimação.
– Surgindo qualquer sinal de anormalidade com seu animal, consulte o veterinário. Tratamento precoce pode diminuir a severidade das doenças e salvar a vida do seu pet.

EVERSON BOECK

Dr. Hermes realizando atendimento em um dos animais do Planeta Animal

Clínica Veterinária Pet a Teti

Localizada na Avenida João Pessoa, 654, a Clínica Veterinária Pet a Teti atua em Santa Cruz do Sul há 10 anos. Os diversos atendimentos e serviços são exclusivos para cães e gatos, sendo especializada nestes animais.
De acordo com a Dra. Heloísa Teichmann Aita, a equipe da clínica é dividida em especialidades. “Temos percebido uma carência muito grande no conhecimento de algumas áreas. Todos nós atendemos clínico geral, mas temos outras especializações”, frisa. A empresa também conta com o atendimento dos médicos veterinários Rafael Sbicigo Aita, Patrícia Schneider, Juliana Saueressig e Aline Weigelt.
Os serviços prestados na clínica são diversos. Cada profissional é especializado em alguma área, entre elas dermatologia e cirurgia, felinos e intensivos, ortopedia, anestesia, diagnósticos laboratoriais, odontologia, cardio e diagnóstico por imagem, eletrocardiograma. “Além desses, temos um complemento na área de cardio que é o aferimento de pressão, sendo a única clínica na região com estes dois serviços”, ressalta Heloísa.
A Pet a Teti possui, ainda, todos os procedimentos básicos na área de estética. Embora não possua hotelaria, também disponibiliza serviço de creche. “Uma equipe faz eventuais divertimentos entre a turma, preconizando as brincadeiras em matilha para desestressar o animal. A atividade é basicamente voltada para aqueles que ficam muito tempo em locais fechados, como apartamentos, por exemplo”, explica.
Para Heloísa, o Dia do Veterinário é importante porque ressalta a importância social do veterinário. “Cães e gatos, hoje, estão tomando lugar de crianças em muitas famílias, então ele passa a ter uma responsabilidade social muito grande porque aquele animal está dentro de casa o tempo todo, dorme na cama do proprietário, faz parte do cotidiano dele. O médico veterinário faz parte da família; não é aquele que só cuida do animal, ele medica para a saúde de toda a família”, destaca. A Pet a Teti atende de domingo a domingo das 8h às 20 horas sem fechar ao meio-dia, inclusive em feriados.

EVERSON BOECK

Alguns dos profissionais que compõem a equipe da Pet a Teti

Pet Plut Banho e Tosa

As atividades de Pet Plut Banho e Tosa, atualmente localizada na Rua Julio de Castilhos, 1383, sala 5, iniciaram em junho de 2008. Segundo a proprietária, Aline da Cruz Ilha, a ideia do empreendimento surgiu da paixão por animais de três amigos. “Dois amigos e eu trabalhávamos em três empresas diferentes e resolvemos abrir a pet. Fazíamos rodízio para atendermos nossos clientes. Com o tempo gostei tanto que acabei saindo de onde trabalhava e fiquei só com a pet, o que não me arrependo em momento algum. Para realizar outros projetos pessoais, os demais sócios saíram e eu assumi”, conta.
O Dia do Veterinário representa, para Aline, a valorização da saúde do animal e da família. “O profissional tem que gostar do que faz e ter muito carinho com os animais, passando confiança para o proprietário. Precisa ser um conhecedor da sua área e sempre estar atualizado”, observa.
Na hora de procurar uma pet shop, Aline orienta que o cliente procure conhecer a empresa e os profissionais. “É fundamental saber onde o animal ficará, como será cuidado, que produtos serão utilizados. O local tem que ser muito limpo, claro, arejado. Aqui os nossos clientes podem visitar as instalações quando quiserem”, ressalta. A Pet Plut possui todos os serviços relacionados à estética para animais de estimação, além de tele-busca.
Aline também frisa que para uma boa qualidade de vida dos animais é preciso ter atenção para os produtos que serão usados tanto para higiene quanto para alimentação. “É aquele ditado: o barato pode sair caro. Não adianta usar produtos muito baratos porque o bichinho pode ficar mal alimentado ou contrair doenças”, orienta.

EVERSON BOECK

Aline, proprietária da Pet Plut: qualidade e atenção no serviço de estética

Agrocomercial Santacruzense

A Agrocomercial Santacruzense está no mercado agropecuário e pet há dois anos, com farmácia veterinária para animais de pequeno e grande porte, além de banho e tosa e rações. Desde janeiro de 2012 conta com consultório e atend
mento veterinário na loja diariamente, a qual está localizada na Rua Barão do Arroio Grande, 271, em frente ao Frigorífico Excelsior, no Bairro Santo Antônio.
Conforme a Dra. Katiuscia Zimmer Kothe, atualmente os animais estão sendo tratados como membros da família. “O médico veterinário tem tanta responsabilidade na saúde de um animalzinho quanto na saúde do seu dono. Pois é através dele que o proprietário recebe instruções de como cuidar do seu bichinho de estimação, para que ambos tenham perfeitas condições de
conviverem em harmonia”, enfatiza.
Em relação aos cuidados com o animal de estimação, a médica veterinária destaca o cuidado com as vacinas e vermífugos na prevenção de doenças. “O cuidado vai muito além de remédios. Deixar água fresca e potável disponível; a ração sempre é a melhor opção de alimento, pois evita queda de pêlos, o acúmulo de tártaro, deixando as fezes mais consistentes e com menos odor. Castrar/esterilizar seu animalzinho para evitar super população e abandono. É preciso, também, sempre ficar atento a mudanças no comportamento, a prevenção é a melhor opção. Não menos importante, os animais são seres vivos e também precisam de muito amor e carinho”, sublinha.

DIVULGAÇÃO RJ

Dra. Katiuscia: o médico veterinário tem tanta
responsabilidade na saúde de um animalzinho quanto
na saúde do seu dono

Veterinária Wazlawik

Inaugurada em 1988, a Veterinária Waslawik iniciou as atividades na cidade de Montenegro. Em 1990 se estabeleceu em Vera Cruz, inicialmente como agropecuária e, depois, como pet shop. Há oito anos foi inaugurada outra loja em Santa Cruz do Sul, hoje situada na Rua Marechal Deodoro, 700.
Segundo o médico veterinário Alexandre Wazlawik, a empresa trabalha com 3 a 4 veterinários e, assim como os demais integrantes da equipe, estão sempre realizando atualizações. “O mercado veterinário e pet está em constante evolução e nós estamos sempre acompanhando esse processo para que possamos sempre atender a comunidade com qualidade e conhecimento nos serviços”, frisa.
Com 28 anos de experiência como médico veterinário, Alexandre é especialista em cirurgias, possui quatro especializações na área, além de mestrado. O mercado para o profissional, segundo ele, é muito amplo. “O veterinário tem um papel fundamental no que se refere à alimentação oriunda de animais. O médico é uma das peças mais importantes no controle da qualidade por trás da produção nas indústrias. Mas o leque é maior, pode-se atuar no ramo de vendas, cirurgias etc”, explica.

Projeto Cão Idoso

A Veterinária Wazlawik está promovendo gratuitamente no dia 26 de setembro um workshop sobre animais idosos. Conforme Alexandre, a relação entre o dono e o seu animal (quando este fica mais velho) é extremamente frágil. “As pessoas não sabem como agir com este animal e fazem muita coisa errada, muitas vezes piorando a saúde do bichinho pela falta de conhecimento. Queremos que os proprietários entendam que velhice não é sinônimo de doença e impotência”, informa.
O evento, que acontecerá às 19h30min na sede da Dupont Alimentos, localizada na Rua Assis Brasil, 420, tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre como cuidar melhor desses animais. “Um dos exemplos mais comuns é na questão da alimentação errada que dificulta a digestão”, ilustra.

EVERSON BOECK

Dr. Alexandre Wazlawik com sua mascote

Centro Veterinário do Vale

Fundado em 1990, o Centro Veterinário do Vale iniciou com serviços veterinários, consultas e cirurgias, e depois acrescentou a área estética (banho e tosa). A clínica, localizada na Rua Vereador Benno Kist, 667, é direcionada exclusivamente para animais de pequeno porte, especificamente cães e gatos.
Para a Dra. Denise Barbosa, proprietária da clínica, a qualidade dos serviços e dos produtos utilizados, tanto para medicação quanto para pet, são muito importantes para o resultado do trabalho. “Produtos de qualidade significam animal em boa saúde e bem cuidado. Material de baixa qualidade traz inúmeros problemas”, considera.
Segundo a médica veterinária, o foco da clínica são os pequenos animais em função das zoonoses (são doenças de animais transmissíveis ao homem). “Pode-se dizer que cuidamos da saúde pública porque existe uma série de doenças dos cães e gatos para o ser humano. Quando recebemos um animal com qualquer anormalidade, examinamos com muito cuidado, buscamos com o proprietário descobrir a causa daqueles sintomas e orientamos o dono naquela situação. Então, quando o veterinário cuida da saúde do bichinho automaticamente está cuidando de todos os humanos que convivem com ele”, explica.
De acordo com Denise, que trabalha com o marido, Dr. Luiz Barbosa, a medicina veterinária está muito desenvolvida hoje, principalmente nos grandes centros. “Quando participo de congressos ou visito centros maiores, é comum tu participares de palestras, debates ou seminários com assuntos ligados a uma especialidade. Os profissionais hoje em dia atuam em clínica geral, mas também estão realizando capacitações e especializações em áreas específicas – gastro, odonto e outras”, afirma.

EVERSON BOECK

Dra. Denise: quando o veterinário cuida da saúde do bichinho,
automaticamente está cuidando de todos os humanos que convivem com ele

Clínica Dr. Faveco

Trabalhando com amor e dedicação há 23 anos, o médico veterinário Flávio Castro Andrade, o Dr. Faveco, ele realiza atendimentos em sua clínica, localizada na Rua Marechal Floriano, 1178, mais direcionada para cães e gatos.
Para o Dr. Faveco, o Dia do Veterinário é importante porque valoriza o profissional e enfatiza sua dedicação. Quanto aos cuidados com os bichinhos de estimação, ele ressalta a atenção com a alimentação, água a vontade e, principalmente, vacinas em dia. “Há vários tipos de doenças transmissíveis, por isso estas medicações devem ter reforço anual, como as da raiva e leptospirose”, destaca.

ARQUIVO RJ

Dr. Faveco atende na Rua Marechal Floriano, 1178