Início Geral Dia Nacional da Construção Social é neste sábado

Dia Nacional da Construção Social é neste sábado

EVERSON BOECK
[email protected]

Com o objetivo de promover a valorização e o resgate da Cidadania além da qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), através de uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realiza neste sábado, 18, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS).
Em Santa Cruz do Sul, onde o Sinduscon-RS mantém um escritório regional que abrange o Vale do Rio Pardo, o evento acontece nas instalações do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Bairro Arroio Grande, das 13 às 17 horas, e é exclusivo aos trabalhadores da construção civil e familiares. O evento ainda conta com o apoio do Sistema Fiergs/Ciergs, através do Sesi/RS; do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção do RS (Feticom), prefeituras locais e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
O vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do escritório regional Vale do Rio Pardo, Ario Sabbi, explica que o evento já aconteceu em 19 cidades do Brasil e, no RS, apenas em Porto Alegre. “No interior é a primeira vez que este evento acontece. Buscamos apoio e parcerias porque nossa ideia é fazer um grande evento para que ele seja incluído no calendário anual da cidade”, salienta. A expectativa de público é de 500 pessoas.

ATENDIMENTOS E ATIVIDADES

Durante toda a tarde de sábado, para os participantes do evento, haverá atendimento nas áreas da Saúde, Cidadania e Lazer, com mateada, brinquedos e jogos, bem como show com Xirú Missioneiro. Além de Santa Cruz, a data será comemorada pelo Sindicato na sua sede central em
Porto Alegre e no escritório regional de Capão da Canoa.
Entre as atividades previstas durante o Dia Nacional da Construção Social em Santa Cruz do Sul estão Circuito Saúde; massagem; acuidade visual; verificação de pressão arterial e glicose; agendamento de mamografias e exames ginecológicos; avaliação e serviços de odontologia;
nutrição e escovódromo.
Para as avaliações, é recomendado que os trabalhadores e dependentes levem para o evento carteira profissional e de identidade, bem como carteira de vacinação. No que abrange a Cidadania haverá dicas de saúde e segurança no trabalho; escolinha de trânsito; oficinas de argila e de consertos de bicicletas; corte de cabelo e maquiagem; informações sobre carteira de trabalho e divulgação de cursos profissionalizantes.

Divulgação/RJ

Xirú Missioneiro se apresenta na tarde deste sábado