Início Geral Diversas homenagens para São Jorge

Diversas homenagens para São Jorge

Ana Souza
[email protected]

Hoje, 23 de abril, é a data alusiva a São Jorge Guerreiro. Para reverenciar o santo guerreiro, conhecido na religião Umbanda como o orixá Ogum, o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum – situado à Rua Cambará, 530, Bairro Jardim Esmeralda, em Santa Cruz do Sul – realizará diversas atividades.
Na manhã desta terça-feira, 23, às 6h haverá alvorada festiva seguida de café da manhã e ao meio-dia almoço para pessoas carentes. Durante o dia haverá passes e orações acompanhados por entregas de oferendas a Ogum, orixá do aço e do ferro, orixá das lutas e batalhas, que abre os caminhos com sua espada sagrada. No sábado, 27, acontece a tradicional Carreata e Festa de São Jorge, que este ano está em sua 12ª edição. Às 20h, ocorre a Festa de Ogum com sessão mediúnica e às 22h, jantar de confraternização. A coordenação está a cargo do Babalorixá Antonio d’Ogum.
A carreata que acontece no sábado, 27, terá início às 10h30min com saída do Templo e passagem pelas ruas Cambará, Avenida Euclides Kliemann, Carlos Swarowsky, Avenida Presidente Castelo Branco, Euclides Kliemann, Marechal Floriano Peixoto, Avenida João Pessoa, Tenente Coronel Brito, Capitão Fernando Tatsch, Marechal Floriano Peixoto, Avenida Euclides Kliemann, Rua Cambará, retornando à origem.

O SANTO GUERREIRO

Em torno do século 3 d.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, era filho de pais cristãos. Aprendeu desde a  infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal. Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade – qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Foi nesta época que o imperador Diocleciano idealizava planos de matar todos os cristãos. E no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. Não tendo êxito em seu plano, mandou degolar o jovem no dia 23 de abril de 303. A devoção de São Jorge transformou-o em um guerreiro de fé, por isso sua imagem mais conhecida é em cima de um cavalo branco, lutando e vencendo um grande dragão.

Arquivo/RJ

Ogum, como é conhecido na Umbanda, receberá diversas homenagens

Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum realiza no sábado, dia 27, a 12ª Carreata e Festa de São Jorge

____________________

Oração de São Jorge Guerreiro

Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, e em nome da falange do Divino Espírito Santo, me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas sua más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.