Início Educação Diversidade na Rua teve o último encontro no sábado

Diversidade na Rua teve o último encontro no sábado

Cristiano Silva
[email protected]

No último sábado, em um ginásio da Unisc lotado, ocorreu o terceiro e final encontro da ação Diversidade na Rua, promovida pela Mercur. A Sala dos Espelhos, dentro do ginásio, abrigou cerca de 120 pessoas e teve como objetivo permitir a expressão livre de todos os participantes para que juntos, experimentando materiais e produtos, construíssem manifestações visuais em respeito e valorização à diversidade.
A primeira parte do evento ocorreu no dia 27 de abril e contou com a presença de 40 pessoas, entre colaboradores da empresa, pessoas com necessidades especiais e seus familiares, além de profissionais da saúde e da educação. Para dar continuidade à experimentação de materiais e a construção de manifestações visuais, cada uma dessas pessoas levou um convidado ao segundo encontro, que aconteceu no dia 4 de maio.
Como a intenção da Mercur com a realização desta ação é ampliar ainda mais a reflexão sobre a valorização da diversidade na comunidade de Santa Cruz, todos que participaram do segundo encontro levaram uma pessoa para a terceira e última etapa da ação, triplicando o número de participantes iniciais.
Claudia Regert, do setor de comunicação da Mercur, conversou com o Riovale Jornal no encontro do último sábado e fez o balanço geral da ação: “Foi muito positivo ver a questão da interação das pessoas, tanto no primeiro, quanto no segundo, como no terceiro encontro. Nosso objetivo na ação Diversidade na Rua é estabelecer uma linha de colaboração pra cada vez mais ajudar as pessoas com necessidades especiais, para que no futuro possamos construir serviços e produtos que vão auxiliar na qualidade de vida dessas pessoas.”
A oportunidade também serviu para a Mercur lançar o Caderno Digital, que é o site que surgiu como um complemento à ideia dos encontros que a ação Diversidade na Rua propõe. O site busca ampliar o alcance, rompendo a barreira física e encontrando novos elos para a rede de colaboração, mantendo-a ativa também neste espaço virtual. Ainda segundo Claudia, esta ação terminou, mas as conversas acerca do assunto ainda serão comuns na Mercur, visto que a empresa pretende dar sequência nas ideias sobre a diversidade e o bem estar das pessoas: “A ideia é que a partir disso, e se moldando à rede, possamos ampliar as discussões. Os encontros sempre podem acontecer, se essa for a vontade das pessoas. Queremos cada vez mais construir coisas com as pessoas e não para as pessoas. Em forma de agradecimento, gostaria de agradecer nesta ação a colaboração da Unisc, especialmente do Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde: arquitetura para PcD, na pessoa da professora Rosane Backes, que nos auxiliaram para que o espaço disponível aos encontros pudesse acolher as pessoas da melhor forma.”
 

Alexandre Borges

120 pessoas lotaram o Ginásio da Unisc para participar da ação

Alexandre Borges

Produtos da Mercur foram utilizados para promover a interação entre as pessoas