LUANA CIECELSKI
[email protected]
O início da semana foi marcado por dois homicídios em Santa Cruz do Sul. O primeiro aconteceu na noite de segunda-feira, 16 de março no bairro Schultz e o segundo, pouco mais de 24 horas depois no bairro Santa Vitória. Nos dois casos, buscas foram feitas, mas ninguém ainda foi preso.
Por volta das 21h55 de segunda-feira, Gilberto Carvalho de 57 anos andava de bicicleta pela rua Henrique Wickert, no bairro Schultz, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça. Ele faleceu na hora. De acordo com a Brigada Militar, que foi acionada pelos moradores da rua, ao chegar no local a guarnição encontrou o homem caído no chão, com um ferimento no lado esquerdo da cabeça e com a bicicleta ainda entre as pernas.
No bolso da vítima foi encontrada uma porção de 18,4 gramas de maconha embalada em saco plástico, o que faz a polícia crer que ele pudesse estar envolvido com o tráfico de drogas e que isso ser a causa do homicídio. Os policiais afirmam ainda que que os populares relataram ter visto um homem negro e magro saindo em uma bicicleta em direção à BR-471. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
O segundo homicídio aconteceu na noite de terça-feira, 17 de março, no Loteamento Nova Esperança, no bairro Santa Vitória. Por volta das 22h30 um jovem de 20 anos, identificado como Gabriel Lucas de Jesus foi atingido por diversos disparos de arma de fogo.
O crime aconteceu na rua Professora Alice Simões Pires, nas proximidades da creche do bairro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, no entanto, ao chegar no local dos fatos os enfermeiros e médicos apenas puderam constatar o óbito da vítima.
A Brigada Militar também foi acionada e conversou com moradores das proximidades que afirmaram ter visto um homem em uma motocicleta logo após os disparos. No cruzamento com a Rua Léo Winterle foram encontrados e recolhidas duas capsulas de munição calibre 38. A polícia ainda não sabe se a vítima possuía alguma relação com o tráfico de drogas, no entanto, essa hipótese não é descartada.
Pouco depois, outra ocorrência
Pouco minutos após receber a ocorrência de homicídio no bairro Santa Vitória na noite de terça-feira, a Polícia Civil de Santa Cruz do Sul soube de outro crime, em uma rua localizada nas proximidades de onde havia ocorrido o homicídio. Um homem havia sido atingido por um disparo de arma de fogo na perna.
Outra ambulância do Samu foi acionada e encaminhou o homem que não teve a identidade divulgada para a Urgência e Emergência do Hospital Santa Cruz (HSC). O caso não foi registrado na Polícia Civil pela vítima ou por familiares, no entanto, os policiais acreditam que essa ocorrência possa ter relação com a primeira e que os autores dos disparos na perna da segunda vítima, podem ter sido os mesmos autores do disparo que vitimou Gabriel. Ninguém, no entanto, foi preso ainda.
Homicídio também no fim de semana
O que tem causado receio na população é que no último fim de semana outro caso de homicídio também foi registrado na mesma rua (Professora Alice Simões Pires) no bairro Santa Vitória. Na tarde do último domingo, um jovem de 19 anos, foi encontrado morto com um tiro. Ele foi identificado como Jardel de Souza Rocha e foi baleado no pescoço.
Além disso, um homem de 40 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na rua Abraão Tatsch, também no bairro Santa Vitória na madrugada de segunda-feira. Por volta da meia-noite, o homem que é detento do regime semiaberto do Presídio Regional de Santa Cruz foi alvejado por três disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado com consciência ao Hospitalzinho do bairro. A vítima também conversou com os policiais e ofereceu dados de um suspeito. A polícia procura pelo acusado.














