Início Geral Domingo acontece a 37ª Romaria de Schoenstatt

Domingo acontece a 37ª Romaria de Schoenstatt

Ana Souza
[email protected]

Neste domingo, dia 24 de novembro, acontece a 37ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt. Trazendo como tema “Com o santuário, na luz da fé, rumo ao centenário da aliança”, mais de 25 mil fiéis são esperados no evento religioso. Movidos pela fé e devoção, os romeiros participarão em caminhada com saída às 8h30 em frente à Igreja São José em direção ao Santuário de Schoenstatt, o percurso terá cerca de 3,5 quilômetros. A caminhada será acompanhada pelo Bispo Dom Canísio Klaus que presidirá a missa que ocorre às 10h. A imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt será conduzida em um andor.
A romaria contará com momentos para reconciliação (confissão) a partir das 8h e ao meio-dia almoço no valor de R$ 12,00 por pessoa. Ingressos na Catedral, na sala de catequese, secretaria ou no local do evento. Haverá venda de souvenirs com tendas de produtos, panetones e camisetas com estampas. Os recursos servem para as despesas da romaria e manutenção do Santuário.
Segundo o coordenador do evento, Matheus Swarowsky – há 18 anos na organização – a expectativa de público é superar o número de 2012. “A perspectiva é que o tempo colabore e este ano teremos também a abertura do ano do centenário de fundação da Aliança de Amor, completados em outubro de 2014. O Papa Francisco, durante a visita ao Brasil, destacou o ano do centenário como sendo das indulgências plenárias, ou seja, o perdão total das faltas cometidas.”
Swarowsky também frisa a paz advinda no Santuário. “Há uma grande influência da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no dia a dia das pessoas que visitam o Santuário. Nossa Senhora retribui as graças para todos aqueles que marcam presença no local repleto de paz.”

NOVIDADE

Uma das novidades este ano é a ampliação de espaço no lado esquerdo de quem entre no portão de acesso ao Santuário. “O espaço foi modificado para dar mais conforto aos romeiros e proporcionar um fluxo maior. Haverá 150 vagas de estacionamento. Em frente ao Santuário também foi colocado um piso novo e fizemos reformas no telhado e na iluminação do pátio. Haverá espaço para os carros no pátio interno da oficina de máquinas pesadas da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e no Areal Baumgarten.”

O SANTUÁRIO

O Santuário de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul foi construído devido aos esforços dos próprios membros do movimento, da comunidade santa-cruzense e das Irmãs de Maria. Pertencente ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o Santuário da Mãe três vezes admirável de Schoenstatt foi inaugurado em 11 de dezembro de 1977, sendo uma cópia fiel do santuário original fundado na Alemanha, em 1914. No mundo há 200 santuários abrangendo os cinco continentes. O movimento de Schoenstatt, no Brasil, possui vinte santuários instalados. Localizado no Km 53, da Rodovia BR 471, é símbolo da fé e constitui-se no refúgio para onde acorrem muitas pessoas movidas pelo amor a Nossa Senhora.
 

Ana Souza

Evento também lembrará o ano de abertura do centenário da Aliança de Amor, comemorado em 1º de outubro de 2014

Arquivo/RJ

Milhares de romeiros são aguardados para a caminhada de fé e devoção à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Ana Souza

Na entrada do Santuário foi ampliado o espaço que terá 150 vagas para estacionamento

A Aliança de Amor

Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha, é o centro e origem mundial do Movimento. As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária. Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre Kentenich (1885 – 1968), fundador do movimento, selou pela primeira vez no dia 18 de outubro de 1914 com a Virgem Maria. O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração sobre o Monte Schoenstatt, em 1968. Por meio da Campanha da Mãe Peregrina unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países e presentes nos cinco continentes.

Fonte: pt.wikipedia.org

Transporte coletivo

A Stadtbus terá horários às 6h50 de Linha Santa Cruz em direção do Santuário; de meia em meia hora a linha Agnes Kaempf passará próximo ao Santuário e às 8h50 a linha Santa Cruz passará pelo Centro e irá em direção das proximidades do Santuário. Para o retorno haverá três horários às 11h30, sendo o primeiro do Santuário em direção ao Centro com a linha Renascença/Linha Santa Cruz e os outros dois do Santuário, passando pelo Centro e Renascença.
A empresa TC Catedral contará com quatro trajetos.
Trajeto 1 – saída 7h35 – Rua Gaspar Silveira Martins (Centro), Oscar Jost,  Avenida João Pessoa, Tenente Coronel Brito, Capitão Fernando Tasch, Marechal Floriano, Euclides Kliemann (retorna Posto Arroio Grande), Felipe Jacobus, Rua da Pedreira, Felipe Spies (Bairro Piratini), Paraiba, Pita Pinheiro, Dona Carlota, Deputado Julio O.  Vianna (Menino Deus), João Goulart, Adail G. Fernandes, Frente Hospitalzinho, Br 471, Gaspar Bartolomay, até Igreja São José.
Trajeto 2 – saída 7h35min – Avenida Léo Krater, Guilherme Kuhn (Belvedere), 7h45 Igreja Belvedere, João Werlang, Thomaz Flores, Rua do Moinho, Henrique Schuster (Margarida), Arlindo Kothe, GerfredoPecatti, Irmão Pedro, Irmão Wilibaldo, LotárioHeuser, RudolfoBuelow, Edmundo Baumardt, Guilherme Muller (Monte Verde), Louro, Jacarandá, Cedro, Guatambu, Guilherme Muller, Edmundo Baumardt, Dona Cristina, Rua Joaquim Murtinho, Panamá (Bom Fim), Artur Germano Fetter, Boa Ventura Kolberg, Antônio Kirst (Flamengo), Santa Cecilia, Barão do Arroio Grande, Euclides Kliemann, Felipe Jacobus, Gaspar Bartolomay até Igreja São José.
Trajeto 3 – saída 7h35 – Harmonia, David Mânica (Carlota), Victor Frederico Baumardt, Corredor Rauber, Br 471, Avenida Castelo Branco, Carlos Swaroski, Getúlio Vargas, Barreto, Ganguçu, Euclides Kliemann, BennoDiefembach, Professor Willi Ebert, Professor Arno Kessler, Santa Cecilia, Barão do Arroio Grande, Euclides Kliemann, Felipe Jacobus, Gaspar Bartolomay até Igreja São José.
Trajeto 4 – saída 7h35 – Arnoldo Zimmer (São Luis), sai acima da Cancha de Bocha, passa no Corredor Frey, Simão Granlich (Utravarp), Rudolf Heifler, Edmundo Hoppe, Barão do Arroio Grande, Euclides Kliemann, Felipe Jacobus, Gaspar Bartolomay até Igreja São José.
Retorno será após romaria no mesmo itinerário, mas sentido contrário.