
Fotos: Évelin Nyland/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
As dúvidas sobre os acessos urbanos da RSC-287 começam a ganhar luzes de esclarecimento. Uma equipe técnica da Concessionária Rota de Santa Maria, empresa do grupo espanhol Sacyr responsável pelas obras de duplicação da rodovia, esteve no Palacinho da Praça da Bandeira, sede do governo de Santa Cruz do Sul, na terça-feira, 25, para apresentar ao prefeito Sérgio Ivan Moraes (PL) as soluções de engenharia que serão implantadas para regularizar esses acessos.
O encontro teve como objetivo detalhar os principais pontos de entrada e saída da rodovia, já definidos para garantir segurança viária e evitar colisões, curvas perigosas, lentidão ou cruzamentos inseguros. “O governo do Estado assumiu a responsabilidade de regularizar os acessos através da concessionária e viemos apresentar a solução de engenharia que vamos implantar”, explicou o gerente Socioambiental e de Relações Institucionais da Rota de Santa Maria, César Cruvinel.
Segundo ele, o trabalho está atualmente na fase de anteprojeto. Após a conclusão do projeto executivo, prevista para até 60 dias, será necessário elaborar um aditivo contratual, já que a regularização dos acessos não estava prevista no contrato original firmado pela concessionária com o governo do Rio Grande do Sul. “A ideia é começar e finalizar o mais rápido possível”, acrescentou Cruvinel.
Participaram da reunião, além do prefeito Sérgio Moraes, o vice-prefeito Alex Knak (MDB), o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, e o vereador Raul Fritsch (Republicanos). Representando a concessionária, esteve presente também a engenheira Natália Ramos Rojas. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), acompanhou a agenda, aproveitando encontro com Moraes sobre a divisa de Linha Seival.














