Início Educação Educação: Marista São Luís investe na robótica

Educação: Marista São Luís investe na robótica

Alyne Motta – [email protected]

O Colégio Marista São Luís trabalha a robótica há mais de 20 anos com os alunos. Além de kits prontos, são usados vários equipamentos de robótica livre, onde os alunos montam a programação a partir do zero. E não basta construir, é preciso mostrar que funciona.
Tendo à frente os professores Thiago Rebelatto e Marcia Kniphoff da Cruz, os estudantes participaram do 5º Desafio de Robôs, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, pela Rede Marista de Colégios e Unidades Sociais. Ao todo, 1,3 mil estudantes estiveram reunidos em Porto Alegre.

Rolf Steinhaus

Desafio de robôs teve a participação santa-cruzense

MODALIDADES
O Colégio Marista São Luís levou sua representação a este desafio, que teve o tema Mobilidade Urbana, obtendo ótima classificação na disputa Aliança. O desafio dos alunos consistiu em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas “arenas” numa competição que envolve estratégia, criatividade e tecnologia.
No desafio Lego, os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental resolveram problemas de infraestrutura, transporte e acessibilidade em cada arena, que representa um eixo temático (aeromóvel, ciclovias, transporte coletivo/escolar, infraestrutura urbana e mobilidade inclusiva).

Rolf Steinhaus

Em Santa Cruz do Sul, mostra de robótica foi realizada no Max Shopping Center

Na etapa Maquetes, os alunos desenvolveram uma mostrando o que pode melhorar na cidade para a circulação de carros, pedestres e bicicletas. Nesta tarefa foi utilizado o Robokit que é um kit robótico, para programar sinaleiras dando animação na maquete.
Já no Open Marista Vex Robotics, os competidores executam a tarefa definida pela Vex Robotics. As equipes participantes são formadas por estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Tudo isso ainda foi mostrado em Santa Cruz do Sul durante uma tarde no Max Shopping Center.