Início Geral Efasc inicia Grupo de Produção e Comercialização

Efasc inicia Grupo de Produção e Comercialização

Primeira entrega de alimentos ocorreu nessa quarta-feira, 9

A Efasc inicia esta semana as atividades do Grupo Pedagógico de Produção e Comercialização de Alimentos, envolvendo estudantes em formação escolar.
Devido ao isolamento social imposto pela pandemia, a Efasc vem buscando alternativas para garantir o prosseguimento das suas ações pedagógicas. Além de atividades e aulas remotas pela internet, um grupo de estudantes resolveu aceitar um novo desafio: se organizar para produzir e comercializar alimentos livres de agrotóxicos, oriundos de suas áreas experimentais, nas suas propriedades familiares.
A ideia já estava alinhavada desde o início deste ano, através de uma parceria entre a Efasc e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), pelo Projeto Extensionismo Agroecológico com a criação de um grupo de jovens estudantes e egressos da Efasc ligados à Feira Pedagógica, coordenado pela professora Daniela Mueller de Lara, da Uergs. Essa parceria com a universidade proporcionou a cedência de dois bolsistas, estudantes do Bacharelado em Agroecologia Uergs/Agefa, Bruna Richter Eichler e Mateus Ferreira Reis Costa, ambos também egressos da Efasc e responsáveis por assessorar o grupo, sob coordenação dos monitores da Efasc, Antonio Carlos Gomes e Evandro da Rosa Silveira.
O grupo reuniu-se virtualmente pela primeira vez no dia 21 de agosto, quando foi feito um levantamento dos produtos disponíveis nas áreas experimentais dos estudantes e que já poderiam ser comercializados. Formado por estudantes das três séries do ensino médio/técnico em Agricultura, o grupo reúne estudantes que residem em comunidades mais próximas à Efasc, como Monte Alverne, Andrade Neves, Boa Vista, Pinheiral, Linha Santa Cruz, Linha João Alves, Cerro Alegre Alto e Cerro Alegre Baixo.
A primeira entrega de alimentos ocorreu nessa quarta-feira, 9, somando cerca de 350 kg de hortaliças, frutas, mandioca e batata-doce, numa primeira parceria com a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, em projeto coordenado pela assistente Social Dieni Berté. A ideia foi aproximar os jovens produtores de alimentos da Efasc com as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Mitra, contempladas com cestas básicas.
A logística foi organizada pelos bolsistas da Uergs, percorrendo um roteiro com a camioneta Saveiro adquirida pela Efasc via Projeto Juventudes e Agroecologia (parceria entre a Agefa e Fundação Banco do Brasil), chegando em todas as propriedades dos estudantes para coletar todos os alimentos, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. Para cobrir os custos do transporte e emissão de nota fiscal, o grupo definiu um percentual a ser descontado de cada venda, ressaltando o caráter pedagógico da ação, que, além da questão agrícola, contempla também a organização, administração e a contabilidade das vendas.
Assim, mais um canal de comercialização vem sendo criado pela Juventude, relacionando Estudo, com produção de alimentos, bem como a comercialização desses, numa lógica da promoção de saúde, haja visto que, todos os alimentos produzidos pelo grupo são livres de agrotóxicos, ofertando assim à região, mais um espaço de compras de alimentos, diretamente da Agricultura Familiar Camponesa regional.