Início Especiais Eletricistas: trabalho de grande responsabilidade

Eletricistas: trabalho de grande responsabilidade

Ana Souza
[email protected]

Dia 17 de outubro é uma data para lembrar os profissionais eletricistas. São eles que planejam os serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica, além de realizarem manutenções preventiva, preditiva e corretiva. Os profissionais do ramo da eletricista são responsáveis pela instalação de sistemas e componentes eletroeletrônicos e realizam medições e testes, além destes, elaboram documentação técnica, seguindo normas e procedimentos técnicos e de qualidade, aliados à segurança, preservação ambiental, higiene e saúde.
Foi logo após o invento da Lâmpada Elétrica em 1879, por Thomas Edison, que a eletricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Foi neste mesmo ano que Dom Pedro II teria inaugurado a iluminação da estrada de ferro. A eletricidade passou a ser uma das maiores descobertas realizadas pelo homem e, se formos analisar, é indispensável nos dias de hoje.
Os profissionais eletricistas têm nas mãos uma grande responsabilidade. São eles que garantem que a luz chegue com segurança em nossos lares, nas indústrias, no comércio e iluminem nossa cidade. Por isso, a qualificação profissional é essencial para exercer o trabalho e ao solicitar os serviços de um eletricista, poderemos saber a verdadeira situação das instalações de uma residência ou loja. Ele também poderá mostrar o consumo de energia referente aos eletrodomésticos; a prevenção quanto aos problemas comuns, como um pequeno curto circuito ou uma queda de luz numa grande área.
Podem atuar na fabricação de máquinas, aparelhos, materiais elétricos, eletrônicos e aparelhos e equipamentos de comunicação, nas indústrias de extração de petróleo e serviços correlatos e na fabricação de produtos têxteis, alimentícios e de bebidas. Por conta disso, o campo de atuação desses trabalhadores torna-se bem vasto.

FORMAÇÃO

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) mostra que para o exercício de ocupações como as mencionadas acima é necessário ter o Ensino Fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de 200h a 400h horas/aula, ministrado em escolas especializadas na área de eletroeletrônica. Calcula-se que o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
A Norma Regulamentadora (NR) nº 10 estabelece os requisitos e condições mínimas, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego

Fotos: Divulgação/RJ

Profissionais têm um grande campo de atuação em seus serviços

As características e atuação dos profissionais

O eletricista (pode ser residencial, industrial ou predial) é aquele profissional ao qual cabe a instalação, a vistoria para o correto funcionamento e, quando necessário, o reparo de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de energia elétrica. Fazem parte dos conhecimentos de um eletricista saber discutir os custos de uma determinada tarefa com o cliente, interpretar corretamente os projetos (diagramas uni e multifilares) de atuais ou futuras instalações, o registro da espécie de problema que aconteceu e como foi reparado, a manutenção de aparelhos elétricos e sua eventual substituição, etc.
Para exercer esta profissão e recomendável que a pessoa tenha o ensino médio completo, cursos de eletricidade e eletrônica básica, orientação da correta utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas e óculos, por exemplo, utilização de computador e correto uso de aparelhos como multímetro, conhecer as normas técnicas que regem suas atividades e conhecer os procedimentos de segurança (primeiros socorros). Inicialmente, o eletricista é acompanhado por profissionais mais experientes para evitar acidentes e desperdícios de tempo e material.
Normalmente o curso completo para ser um eletricista engloba os seguintes conhecimentos:
1 – Eletrotécnica: eletricidade, resistência elétrica, potência e energia, circuitos paralelos, em série e mistos, condensadores, magnetismo e eletromagnetismo, corrente contínua e alternada, sistemas mono, bi e trifásicos, transformadores, dínamos, motores e alternadores.
2 – Instalações elétricas de Interior: representação gráfica, símbolos das instalações elétricas e segurança das instalações residenciais, prediais e industriais.
3 – Segurança das Instalações Elétricas: normas de segurança no campo elétrico, prevenção dos riscos elétricos, aterramento das instalações elétricas.
Dentre as habilidades que se fazem necessárias para esta profissão, podemos destacar a atenção (saber estar atento para ouvir e registrar informações), capacidade de resolver problemas, ser capaz de executar cálculos com eficácia, dominar o uso de ferramentas de uso geral e de teste, ter boa visão e boa coordenação motora. E manter constante atualização, visto que sempre surgem novas tecnologias e aparelhos.

Fonte: www.infoescola.com