Em 100 dias, 2.054 pessoas foram atendidas no Hospital de Campanha em Santa Cruz

O Hospital de Campanha completou 100 dias de atendimentos nessa terça-feira, 30 de junho. O funcionamento do local começou no dia 23 de março e, desde então, 2.054 pessoas foram atendidas no espaço montado junto ao Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest – o que dá uma média de 20 por dia.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, se analisados mensalmente, os atendimentos aumentaram com a proximidade do frio. Enquanto em abril foram atendidas 365 pessoas, em junho foram 803, ou seja, mais que o dobro de procura.

Embora ainda não tenha sido registrada nenhuma internação no local, pelo menos 20 pacientes tiveram que ficar em observação e outros 20 foram transferidos para o Hospital Santa Cruz devido à gravidade dos sintomas.

Saiba mais:

  1. Quem será atendido no Hospital de Campanha?
    Moradores de Santa Cruz, com idade a partir de 13 anos, com sintomas leves a moderados de novo coronavírus – tosse, febre, calafrios, coriza entre outros -, mas que não apresentem ainda insuficiência respiratória.
  2. Qual o fluxo de atendimento no local?
    O paciente passará por uma triagem, com avaliação de enfermeira e, depois, será encaminhado para o médico, de acordo com a classificação.
  3. O que a estrutura possui?
    Sala de recepção, consultório médico, sala de acolhimento e triagem, sala de medicação, sala de observação com 50 leitos, salas de enfermagem, de apoio e de esterilização de materiais.
  4. Qual o horário de atendimento?
    O ambulatório funciona 24 horas por dia. A entrada é pelo portão 7 do Parque da Oktoberfest, na Avenida Independência.
  5. Estou com sintomas. Devo ligar antes de buscar ajuda?
    O ideal é ligar para o seu posto de saúde e conversar com a equipe do local para receber orientações. Se for fora do horário do posto, deve ligar para a Vigilância Epidemiológica, para os telefones 2109–9547 ou 98444-9875.

Atendimentos em outros locais:

  • Quem deve ser atendido no Cemai? Crianças com até 12 anos devem ser levadas para o Centro Materno Infantil (Cemai), onde há atendimento especializado. Se apresentarem sintomas leves, mesmo que gripais, o ideal é ligar para a sua unidade de saúde ou para a Vigilância Epidemiológica, nos telefones 2109–9547 ou 98444-9875.
  • Quem deve ser atendido no Hospitalzinho e na UPA do Esmeralda? Pacientes com sintomas mais graves de novo coronavírus, que apresentem insuficiência respiratória intensa e febre alta.
  • Quem deve ser atendido nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery? Pacientes com sintomas mais graves de novo coronavírus, que apresentem insuficiência respiratória intensa e febre alta.