Início Economia Em defesa do tabaco | Afubra participa de audiência com ministro da...

Em defesa do tabaco | Afubra participa de audiência com ministro da Agricultura

Presidente da associação destacou a importância do setor para os 488 municípios produtores de tabaco

Registro da audiência da COP 10 com o ministro da Agricultura,
Carlos Fávaro, em Brasília

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, acompanhado pelo secretário da entidade e também presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, participou na quarta-feira, dia 12, de uma audiência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Brasília. A pauta, a 10ª Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorre em novembro, no Panamá.

O presidente da Afubra, ao levar números e dados referentes aos fumicultores, destacou a importância do setor para os 488 municípios produtores de tabaco nos três estados do Sul do Brasil. “A produção de tabaco tem relevância econômica, social e ambiental, não só para os produtores, mas também para toda a sociedade gaúcha, catarinense e paranaense, bem como para todo o Brasil. É uma cadeia organizada e que traz divisas consideráveis aos cofres públicos”, destacou Werner, ao solicitar ao ministro Fávaro sua participação nas definições da posição do Brasil na COP 10.

O encontro em Brasília foi marcado pelo deputado federal Heitor Schuch e, além da Afubra e Câmara Setorial, contou com a participação do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; do diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo; do secretário executivo da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco), Guido Hoff; e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.

VICE-PRESIDENTE

Autoridades ligadas ao setor participaram do encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin
Fotos: Lanna Silveira/Gab.Dep.Heitor Schuch

No dia 20 de junho, o presidente da Afubra já havia cumprido agenda em Brasília, também marcada pelo deputado federal Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara. Além de encontro com a diretoria da Frente, Werner e integrantes da cadeia produtiva do tabaco foram recebidos pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Os encontros visam levar informações sobre o setor e a necessidade de definições claras sobre a posição do Brasil para a COP 10.