Início Geral Em novembro | Procissão das Criaturas chega à 11ª edição

Em novembro | Procissão das Criaturas chega à 11ª edição

Evento está programado para iniciar às 20 horas, no dia 1º, na Rua Marechal Floriano

Criatividade nas fantasias é marca do evento – Fotos: Juliana Stramar

Fabrício Goulart
[email protected]

Santa Cruz do Sul receberá no dia 1º de novembro, logo após os festejos da 40ª Oktoberfest, a 11ª edição da Procissão das Criaturas. Programado para iniciar às 20 horas, na Rua Marechal Floriano, o cortejo deverá reunir personagens de filmes, super-heróis, seres fantásticos e mais uma infinidade de criaturas do imaginário popular.

Conforme Eduardo Dalla Costa, organizador do evento junto a Ana Luisa de Lara, a estimativa é de que o público se mantenha próximo ao do ano passado, de cerca de 45 mil pessoas. “Já chegamos na capacidade de público que a Marechal Floriano comporta. O evento não precisa crescer para além da margem de segurança”, pondera.

Dalla Costa afirma que o evento vai muito além do Halloween, e que é um espaço para se exercitar a criatividade. “É para trazer, através do figurino, todas as referências culturais que formam a identidade de cada um de nós”, diz. De acordo com o organizador, são esperados cada vez mais personagens, memes, tendências, referências de filmes, folclore, lendas e, inclusive, personalidades da nossa história.

A novidade de 2025 já ocorreu. Foram realizadas, antes do desfile, ações sociais no Hospital Santa Cruz e no Hospital Ana Nery. Ele explica que um grupo de atores, do grupo Liga de Heróis, interagiram com pacientes de diferentes idades para levar alegria. “O grupo tem grande experiência em hospitais de referência, como é o caso do São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. É uma ação que veio para ficar”, garante.
Economia

Além do entretenimento nas ruas, com famílias inteiras reunidas e fantasiadas, a Procissão das Criaturas passou a ser um importante fomentador do comércio. Estima-se que, em média, gere R$ 2 milhões em receita para o município – beneficiando, entre outros, rede hoteleira, lojistas, bares, restaurantes, prestadores de serviços e artesãos.

Gerente da Clip Grafitte, parceira do evento, Jaqueline Freese destaca que ele é muito “comerciável”. “Na Procissão, percebemos muitas famílias e grupos que elaboram as suas fantasias ou compram prontas. Na parte de fantasias, o mês de outubro é o que mais vende”, avalia. O Projeto Procissão das Criaturas tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Dalla Costa Brothers e Ana Cria Tudo.

Super-heróis estão sempre presentes na Marechal Floriano