Início Geral Em Santa Cruz, sábado foi dia de limpeza

Em Santa Cruz, sábado foi dia de limpeza

Dia voltado para o descarte correto de resíduos sólidos coletou 690 quilos de material, além de 15 litros de óleo saturado

Luciana Mandler
[email protected]

Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos foi criado o Dia Mundial da Limpeza. Em Santa Cruz do Sul, a coleta de itens recicláveis, lixos eletrônicos, óleo saturado e roupas em bom estado, ocorreu no sábado, 19, e arrecadou 690 quilos de material, bem como 15 litros de óleo saturado (confira detalhes no box).

Anualmente, a ação ocorre com mutirões para limpar ruas, praças, parques, dentre outros. No entanto, devido à pandemia e a fim de evitar aglomerações, neste ano a mobilização foi pensada de forma individual ou em pequenos grupos do convívio familiar, respeitando o distanciamento social e as normas de segurança, sendo denominada de “Cada um no seu quadrado”.

Para Débora Leonhardt da Silva, engenheira ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, o resultado foi muito positivo. “Teve bastante adesão. Foi muito bom”, frisa.

A comunidade que se interessou em participar arregaçou as mangas e iniciou a faxina do bem. A população pôde aproveitar para fazer a limpeza de armários, depósitos que acabam gerando lixo reciclável, assim como outros itens que podem ser reaproveitados.

A entrega dos itens foi feita diretamente na sede da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Segundo Débora, os resíduos recicláveis serão encaminhados pela Cooperativa para a Indústria de Reciclagem, fazendo a economia circular. Já as roupas, calçados e cobertores em bom estado serão entregues para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul, que fará a doação no formato drive-thru para pessoas em vulnerabilidade social. O óleo saturado será encaminhado para produção de biodissel e/ou produção de sabão. 

Santa-cruzenses fizeram faxina e entregaram materiais na Coomcat – Foto Divulgação

Materiais coletados

170 quilos de resíduos eletroeletrônicos;

200 quilos de resíduos recicláveis (papel, papelão, plásticos);

120 quilos de vidro;

15 litros de óleo de cozinha usado

200 quilos de roupas, calçados e cobertas