Início Sem categoria Empatia…. palavra fácil de falar, porém difícil de se praticar!

Empatia…. palavra fácil de falar, porém difícil de se praticar!

Muito se fala em empatia e da importância que ela tem em vários âmbitos da nossa vida. Mas você saberia defini-la caso te perguntassem mais sobre ela? Saberia dizer ao certo o que é ser um ser humano empático, quando devemos agir assim ou até como essa característica pode se desenvolver em nós?

De acordo com os dicionários e sites ligados a significados de palavras, empatia significa “a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer e de apreender do modo como ela apreende”. Esse pequeno resumo tem co-relação com os demais conteúdos ligados ao assunto, mas o que os diferencia são os estudos por trás disso.

Ser empático é, além de se colocar no lugar do próximo, buscar entender suas dores e vivências por uma nova perspectiva. É não se fechar em uma bolha pensando que não existe nada mais ao redor, mas entender que cada ser humano é diferente do outro na mesma medida que é igual. Você consegue visualizar isso? Valorizar e respeitar as diferenças é entender que todos nós temos uma mesma origem, que todos nós merecemos ser tratados com a mesma atenção e amor.

Mas, afinal, o que muda ser empático e desenvolver essa visão em relação aos outros? Como isso muda você e o mundo?

Falar da importância de um ato tão nobre pode parecer fácil, mas com ele é preciso compreender também que há um longo processo de desconstrução que caminha lado a lado. E por que desconstrução?

Quando falamos em entender o outro pela visão dele mesmo, se colocando em seu lugar, precisamos deixar muitos padrões e pensamentos para trás. Afinal, você deixa de lado por um instante tudo o que você aprendeu que era certo, todas as suas experiências e suas crenças. Nesse momento, em seu coração, só existe espaço para o amor incondicional e para o não julgamento, sendo que este último é um dos mais difíceis quando falamos de seres humanos.

Se pararmos para refletir, é muito mais fácil olhar para o próximo, identificar o que não concordamos ou não se identifica com a nossa verdade, e julgar. Apontar o dedo não requer inteligência, não exige de nós nenhuma quebra interna e ainda por cima traz consequências sociais como: afastamento, indiferença e até repúdio. E se fosse com você?

A importância da empatia passa pelo processo de externar sentimentos mais nobres, mostrando a quem está ao nosso lado que ele também é importante. Quando você abandona todas as barreiras internas e desenvolve seu lado empático com as pessoas, você oferece a elas o conforto. Você mostra, por meio de sua visão mais ampla e leve, que apesar das diferenças existentes entre as realidades, o que ela sente faz sentido, que as alegrias e dores são válidas e que é possível ser compreendido em meio ao turbilhão que é viver.

Ser empático humaniza quem passa pelo seu caminho mostrando que, além de você, todo mundo é parte essencial do que chamamos de vida.