Início Geral Enart | Cerca de 80 acampamentos já estão confirmados

Enart | Cerca de 80 acampamentos já estão confirmados

Cerca de 35 mil pessoas são aguardadas no Parque da Oktoberfest; mais de 2,5 mil artistas competem em diferentes modalidades

Até sábado o parque deve receber em torno de 150 acampamentos
Fotos: Paulo Mans/Divulgação

Fabrício Goulart
[email protected]

Começa oficialmente amanhã, dia 21, e segue até domingo, 23, a 38ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Cerca de 35 mil pessoas são aguardadas no Parque da Oktoberfest para aquele que é considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. Ao todo, dez palcos receberão competições de diversas modalidades artísticas — dentre elas a de Danças Tradicionais. Cerca de 80 acampamentos já estão confirmados no interior do parque.

De acordo com o coordenador de acampamento do Enart, Paulo Mans, até sábado, dia 22, o número total deve ultrapassar 150 acampamentos. Como os números de participantes variam bastante, a previsão é de que envolvam entre 3 mil e 5 mil pessoas. “Muita gente fica em hotéis e só monta uma base para ter cozinha dentro do parque. Sabemos que há pessoas alocadas em Vera Cruz, Rio Pardo e Venâncio Aires. Há um grupo que ficou em Lajeado”, conta.

Segundo Mans, em 2025 está sendo oferecida uma estrutura diferenciada para receber melhor os visitantes. Dentro do campo municipal foi instalada uma rede elétrica com postes e mais de 40 tomadas. Além disso, foi instalada uma rede de água com mais de 20 torneiras no local. ”Em toda a área (do parque), foram espalhadas mais de 220 tomadas e mais de 200 pontos de água”, garante.

Há um regimento com regras rígidas para os grupos que desejam acampar. Há assinatura de um Termo de Conhecimento com diversas regras. É proibido, por exemplo, fogo no chão ou próximo às árvores: “Há toda uma questão de respeito à natureza.”

Representantes do Vale

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, representa o Vale do Rio Pardo na Força A nas danças tradicionalistas. O CTG Tropeiros da Amizade é o único de Santa Cruz do Sul a disputar na categoria, na Força B, onde também está o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição, de Venâncio Aires.

Segundo o vice-presidente artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Luis Afonso Ovalhe Torres, são mais de 2,5 mil competidores do Enart. “Há muito trabalho e dedicação dos nossos artistas. Sempre é uma novidade cada proposta trazida ao palco”, afirma, garantindo que serão momentos de muita emoção.

A realização do Enart 2025, que tem como tema “A emoção que une gerações”, é do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da 5ª Região Tradicionalista e da empresa KTO. O evento conta ainda com incentivo cultural da Amigo Internet, patrocínio de Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Fruki Bebidas, Massas Italiany e Móveis Kappesberg, e financiamento do Pró-Cultura RS, por meio do governo do Estado.

Regimento estipula regras para grupos que desejam acampar