Início Geral Enart: Lanceiros de Santa Cruz trouxe a lança para o tablado

Enart: Lanceiros de Santa Cruz trouxe a lança para o tablado

Alyne Motta
[email protected]

Na noite de ontem, 15 de novembro, Santa Cruz do Sul teve um grupo se apresentando na modalidade danças tradicionais – Força A. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz, da 5ª Região Tradicionalista (RT), trouxe para o tablado do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) a lança como temática.

Ricardo Wendland

Entrada representou a relevância histórica da lança

Considerado um dos instrumentos mais antigos e simbólicos da humanidade, o Lanceiros apresentou a lança, que já serviu tanto como ferramenta para a sobrevivência do antigo caçador pré-histórico, quanto como armamento para os mais consagrados exércitos do mundo.

Ricardo Wendland

Chote de duas damas foi a dança de dispositivo

A coreografia de entrada representou a relevância histórica e metafórica da lança na construção do Rio Grande do Sul. O grupo abordou a sua utilidade como artefato fundamental para a sobrevivência do nativo gaúcho, pois foi com a lança que os primeiros ocupantes do pampa adquiriam seu alimento.

Ricardo Wendland

Sarrabalho, de fila, foi a segunda dança apresentada

Já na coreografia de saída a entidade trouxe a lança como instrumento presenteado pelos deuses para que a humanidade lute pela sua soberania e pelas suas convicções. Os gaúchos a utilizaram no maior conflito da história do estado: a Revolução Farroupilha.

Ricardo Wendland

A dança de roda sorteada foi a roseira

As canções “A ferro e fogo” e “Lanceiro ontem, hoje e sempre”, entrada e retirada, respectivamente, são de autoria de Antoni Pereira, escritas especialmente para o grupo, com coreografia de Robson Cavalheiro. As danças tradicionais sorteadas foram chote de duas damas, sarrabalho e roseira.

Ricardo Wendland

A saída retratou a lança como um presente dos deuses

O Enart começou na noite de ontem, 15 de novembro, e segue até amanhã, 17. São 40 grupos que disputam 20 vagas para a finalíssima na Força A, uma das mais competitivas.