Início Geral Enart: Rincão da Alegria trouxe Martin Fierro

Enart: Rincão da Alegria trouxe Martin Fierro

Alyne Motta
[email protected]

Na tarde de hoje, 16 de novembro, foi a vez do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul, 5ª Região Tradicionalista (RT), se apresentar na modalidade danças tradicionais – Força A. O grupo trouxe a figura de Martin Fierro para sua temática do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart).

Ricardo Wendland

Entrada mostrou o personagem Martin Fierro, um homem sem lei e apaixonado pela cultura gaúcha

O gaúcho Martin Fierro é um personagem do poema do poeta argentino José Hernandez, uma obra literária de grande popularidade. A publicação surgiu em 1872, época em que o gaúcho enfrentava o dilema de se tornar assalariado ou desaparecer. A obra narra o caráter dos verdadeiros gaúchos.

Ricardo Wendland

Primeira dança apresentada foi a de fila, queromana

Na coreografia de entra, o grupo apresenta a história de um gaúcho, homem sem patrão, sem lei, mas com o coração apaixonado pela terra, pelos cavalos, pelas mulheres e pela lida campeira. Isso tudo tem fim no fia em que é forçado a servir o exército e precisa abandonar mulher e filhos.

Ricardo Wendland

A segunda dança foi a de roda, o caranguejo

Já na saída retrata o desertor e, depois de regressar para casa, descobre que havia sido destruída e sua família desaparecido. Tomado pelo desespero, o desertor, e também payador (trovador) se une aos índios e se torna um fora-da-lei, a verdadeira essência gaúcha de Martin Fierro.

Ricardo Wendland

A dança de dispositivo foi o pezinho

As canções “Martin Fierro: a ama e a voz do gaúcho” e “Alma e voz de Martin”, respectivamente de entrada e retirada, são de autoria de João Lucas Pavlak, compostas especialmente para o Enart. As danças sorteadas foram caranguejo, pezinho e queromana.

Ricardo Wendland

A coreografia de saída traz Martin Fierro quando se junta aos índios