Início Geral Encontro | Diocese de Santa Cruz enfatiza eventos religiosos

Encontro | Diocese de Santa Cruz enfatiza eventos religiosos

Café com imprensa tratou sobre assuntos referentes à 22ª Romaria, 75 anos do Dom Aloísio e Jornada Mundial da Juventude

Dom Aloísio: “Podemos pensar diferente, mas nunca quebrar relações fraternas”
Foto: Débora Dumke

Débora Dumke
[email protected]

A Diocese de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Pastoral de Comunicação (Pascom), proporcionou na manhã de quarta-feira, 10, na sala de reuniões do Secretariado de Pastoral mais uma edição do “Café com a Imprensa”.

Na ocasião, foram apresentadas datas dos eventos religiosos que irão ocorrer durante o ano e também foi proporcionado um momento de reflexão juntamente com o bispo diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli. Ano passado, 2022, a temática era “Escutar com o ouvido e o coração” e este ano o Papa Francisco propôs mais um passo do “caminhar juntos”: “Falar com o coração”, tendo a inspiração da passagem bíblica: “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4,15).

No momento de reflexão, Dom Aloísio Alberto Dilli apresentou um questionamento sobre a polarização e das oposições que cercam todo o mundo e a importância de saber ouvir e dialogar, sem causar desavenças. “Podemos pensar diferentes, mas nunca quebrar relações fraternas”, salientou.

Na manhã também foram apresentadas datas dos eventos religiosos pelo Padre Rodrigo Eduardo Hillesheim como a 22º Romaria de Santa Cruz com o tema “Toma tua cruz e segue-me” (Lc 9,23) que acontecerá no dia 10 de setembro. O enfoque será o ano vocacional do Brasil, cujo objetivo é promover uma cultura vocacional. A programação acontece às 8h30 com a acolhida dos romeiros em frente à Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz; às 9h inicia a caminhada até o Seminário São João Batista, em que é celebrada a Missa juntamente ao altar monumento que foi inaugurado no ano passado; após será realizada uma benção da saúde e apresentações artísticas da comunidade.

Participarão do evento da Romaria diocesana fiéis de 52 paróquias presentes em 40 municípios. O envio e encerramento ocorrem às 13h30.

Dom Aloísio Alberto Dilli, conta que a Romaria Diocesana é a expressão maior de reunião de povo na nossa Diocese em que reúne milhares de pessoas. “Todos os anos se faz uma estimativa e nós ficamos felizes quando este número é grande e significativo porque a Romaria representa toda a nossa Diocese e expressar sua fé como um povo de Deus. Na época da pandemia tivemos que reduzir o número de fiéis. Graças a Deus a pandemia terminou e podemos retomar com presença e esperamos milhares de pessoas novamente. No ano passado inauguramos o Altar Monumento que também faz parte deste momento de chegada da Romaria”, destacou.

Além disso, também Dom Aloísio completará 75 anos de vida. E para comemorar será realizada uma programação especial no dia 23 de junho, juntamente com as festividades de São João Batista padroeiro da Catedral e da Diocese.

Programação

18h15 – Missa do padroeiro presidida pelo Dom Aloísio na Catedral
19h30 – Jantar comemorativo no Centro Comunitário
20h45 – Lançamento de uma revista alusiva aos 75 anos de Dom Aloísio
Os ingressos do jantar podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral (Rua Marechal Deodoro, 670), ao valor de R$ 35,00 reais. Os recursos arrecadados serão destinados para obra do restauro da Catedral.