Início Meio Ambiente Encontro reúne as melhores práticas Lixo Zero

Encontro reúne as melhores práticas Lixo Zero

Débora Leonhardt da Silva é embaixadora Lixo Zero Santa Cruz do Sul – Divulgação

Entre 25 e 30 de maio, o Instagram ambienta o Encontro Digital de Melhores Práticas Lixo Zero. A programação contará com palestras sobre consumo, educação, reuso, coleta seletiva, reciclagem, compostagem entre outros temas associados ao conceito Lixo Zero. As palestras serão realizadas por meio de lives na página @coletivolixozerors do Instagram, além de vídeos e outros conteúdos abertos para que mais pessoas estejam em contato com o Conceito e com Práticas Lixo Zero. Participam embaixadores Lixo Zero da capital do estado, Porto Alegre, além dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

O encontro é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil), coordenado e organizado pelo Coletivo de Embaixadoras/es Lixo Zero do Estado do Rio Grande do Sul. O Instituto tem por objetivo difundir o conceito Lixo Zero, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos, industriais e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários, aterros industriais e/ou para a incineração. Compartilhar o conceito Lixo Zero é competência de seus embaixadores que organizam anualmente eventos e ações com o objetivo de divulgar melhores práticas de produção, consumo e descarte.

Santa Cruz do Sul (@lixozeroscs) iniciou seu engajamento com o conceito Lixo Zero em 2019, quando organizou a Primeira Semana Lixo Zero que contou com 42 ações em 10 dias de atividade, 8 voluntários na organização, 24 empresas parceiras, 12 instituições engajadas, 7.200 pessoas envolvidas nas atividades, além da coleta e destinação final correta de 3,5 toneladas de resíduos.