Início Geral Engepro: 30 anos de uma trajetória marcante

Engepro: 30 anos de uma trajetória marcante

Fotos: Ana Souza
Prédio da empresa, na Rua Senador Salgado Filho,
é todo edificado seguindo normas de sustentabilidade

Ver uma empresa chegar aos 30 anos de fundação é motivo de orgulho para todos os santa-cruzenses. A Engepro Construções, instalada na Rua Senador Salgado Filho, 537, não nasceu em Santa Cruz do Sul, mas, como se diz, é genuinamente daqui. Surgiu em janeiro de 1992, na cidade de São Leopoldo. Como diferencial está o conhecimento e a total dedicação nas obras que realiza, tanto que, a cada três meses, devido à pandemia, todos os colaboradores passam por testagem conforme as normas do combate à Covid-19, além de seguirem os protocolos de segurança.

Diretor Ario Sabbi: “Ver a Engepro chegar aos 30 anos representa uma vida de luta”


“A Engepro chegar aos 30 anos representa uma vida de luta, uma história de compromisso com a sustentabilidade e com o que buscávamos lá em 1992. Nessa trajetória, lutamos para tornar a empresa sólida. Sustentável fisicamente, tem hoje esta magnífica sede, que é uma das primeiras obras a ser certificada Leed no interior do Estado. A primeira a ser financiada pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) como inovação na construção civil. Recebemos o prêmio Sinduscon Bronze. Esta trajetória está sendo coroada com êxito em um momento que a comunidade nos reconhece e nos chama para novas obras. Deixo um agradecimento especial para todos os colaboradores que trabalham e aqui estiveram conosco ao longo desta caminhada. Todos vestiram a camisa e deram seu suor para chegar onde chegamos. Assim também aos nossos clientes. Todos terão sempre o melhor que a empresa tem a oferecer”, frisa o diretor da empresa, Ario Sabbi.


Um dos orgulhos para a direção da Engepro foi a conquista do certificado de sustentabilidade U.S. Green Building Council (USBGBC) – Leed Certified, que reconhece o uso Leed para criar espaços mais saudáveis para as pessoas, além de usar menos energia e água, reduzir as emissões de carbono e economizar recursos financeiros para famílias e empresas. Tudo perfaz as edificações projetadas, construídas e operadas com base nos critérios da certificação.


Segundo o diretor, o constante crescimento se deve ao desempenho de todos os colaboradores que primam pela dedicação ao trabalho que levou a Engepro a uma trajetória marcante. O foco dos serviços prestados está alicerçado na implementação das mais diversas técnicas construtivas, com o uso de materiais e equipamentos modernos e que ofereçam qualidade e durabilidade às obras.


O diretor também destacou que haverá ainda mais desenvolvimento pelo caminho. “Futuramente teremos dois pré-lançamentos. Serão dois novos prédios a serem lançados, o que deverá ocorrer até maio. Santa Cruz do Sul foi a escolha de vida que eu fiz em 1990. Conheci através de um colega de faculdade. Nasci em Ijuí e estudei em São Leopoldo. Aqui iniciamos a luta pelo crescimento da empresa a partir de 1998, trabalhamos 24 horas pensando sempre no desenvolvimento, geramos emprego e renda para várias famílias ao longo destes 30 anos”, acentua.
Atualmente, conta com 50 colaboradores. Tem uma equipe técnica especializada e dividida em setores de Projeto, Orçamento, Planejamento e Gerenciamento de Obras, no qual atua com profissionais e auxiliares qualificados, oferecendo ao cliente segurança e visão ampla do andamento dos serviços contratados, onde aplica todas as normas da legislação vigente.


A concretização da Engepro é fruto de um sonho, pontua Ario Sabbi. E isso se traduz na empresa e na solidez com que atua, trazendo como foco o compromisso com tudo aquilo que se propõe a fazer. Traz como visão de futuro ser reconhecida como uma empresa de sustentabilidade, realizando sonhos de pessoas físicas e jurídicas. Com trabalhos executados em diversas regiões do Rio Grande do Sul, além de outros Estados em praticamente todo o País, a Engepro Construções, dispõe de um largo portfólio, abrangendo diversos tipos de construções, desde industriais até residenciais.