Início Educação Ensino superior | Dom Alberto recebe alunos em nova sede

Ensino superior | Dom Alberto recebe alunos em nova sede

Nova estrutura está localizada no Centro de Santa Cruz do Sul e marca novo ciclo para a instituição

Cerimônia de inauguração reuniu autoridades da região – Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT

Fabrício Goulart
[email protected]

As novas instalações da Faculdade Dom Alberto em Santa Cruz do Sul, na Rua Assis Brasil, 480, no Centro, foram oficialmente inauguradas na última segunda-feira, 28 de julho. O espaço de 4 mil metros quadrados recebeu alunos, professores, funcionários e convidados e passa a abrigar, a partir de agora, todos os setores da instituição, como tesouraria, atendimento ao aluno, biblioteca, auditórios e salas de aula.

O diretor de Cursos Presenciais, Diogo Durigon, comemorou a conquista da sede própria, sonho antigo da instituição, mas faz ressalvas. “O espaço é lindíssimo, mas não apaga aquilo que é essencial: as pessoas e a vontade delas de crescerem e melhorarem a cada dia”, enfatizou. Para o professor, o essencial é o caráter formador. “É um local para fazer as pessoas se desenvolverem e buscarem o sucesso profissional.”

A coordenadora do curso de Direito, Clarice Assmann, celebrou a ocasião e conta que a espera estava em ver a reação dos alunos. “É um espaço totalmente novo e reformado para recebê-los. As salas de aulas foram pensadas neles, a partir de como gostam de assistir às aulas e da metodologia que a Dom Alberto possui. A nossa expectativa era muito alta no sentido de ver o olhar positivo deles”, explicou.

Enquanto a Faculdade Dom Alberto aguarda análises do Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina, o espaço abriga apenas o Direito. Para o diretor-geral da Faculdade, Leandro Xavier Timóteo, ele é um curso de excelência e se destaca como uma das formações mais importantes do Rio Grande do Sul na área. “Esta é uma grande oportunidade para que a comunidade santa-cruzense construa seu futuro profissional com nossos professores, estrutura e tradição em formação de juristas”, frisou.

Região

A inauguração contou com diversas autoridades da região. Uma delas era a secretária de Educação de Santa Cruz, Jane Sabin, que destacou o merecimento do espaço, especialmente para o Direito. “Historicamente o curso é referência na nossa região, mas sempre estava em um espaço em que dividia com colégio ou curso técnico. Acredito que são merecedores desse espaço”, pontuou. Para a secretária, o crescimento da faculdade gera mais oportunidades para Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo: “O município é um polo”.

Renovação

Para celebrar o início das atividades na nova sede, todos os alunos receberam uma muda de flor como símbolo de renovação e pertencimento. A iniciativa busca marcar o recomeço da instituição e inspirar cada estudante a florescer junto com a Dom Alberto. Conforme o professor Diogo Durigon, o gesto, aliado ao novo espaço e às perspectivas de expansão acadêmica, confirmam o compromisso da instituição com a transformação da vida de seus alunos e a valorização de Santa Cruz do Sul como polo educacional. Durigon destacou, ainda, que as matrículas seguem abertas para novos estudantes.

Alunos também celebram a conquista

A segunda-feira marcou também o início do segundo semestre de aulas na Faculdade Dom Alberto. Aluna do 3º semestre, Angélica Behling, de 33 anos, revelou que a expectativa era grande. “Nos deparamos com essa estrutura muito legal, totalmente diferente de onde estudávamos antes”, observou.

Para ela, os estudos devem ter um impulso com a mudança: “Antes parecia improvisado, e agora é de fato o prédio do Direito”. Evandro Figueira, 34, está no 10º semestre, já no final do curso, e se mostrou orgulhoso com a mudança. “Fiquei impressionado. Acredito que foi uma grande mudança. A Dom Alberto tem só a ganhar”, comentou.

Angélica: totalmente diferente – Fotos: Fabrício Goulart
Evandro: só a ganhar