Início Educação Ensino Superior: ProUni vai abrir primeira seleção

Ensino Superior: ProUni vai abrir primeira seleção

As inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas no dia 17 próximo e se estenderão até as 23h59 do dia 21, pelo horário de Brasília. O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam de edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado na quarta-feira, 9.
As inscrições terão uma única etapa e serão efetuadas exclusivamente pela internet. O processo seletivo do ProUni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 próximo (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
Para se inscrever na primeira edição de 2013 do ProUni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero. No momento da inscrição, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2012 e o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Valter Campanato/ABR

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante: MEC publicou edital na quarta-feira, 9

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de ensino superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
Para os concorrentes à bolsa parcial, há ainda os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O estudante pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
O ProUni já atendeu, desde a criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, mais de 1 milhão de estudantes — 67% com bolsas integrais.
As inscrições, a partir do 17, serão feitas na página do programa na internet (http://siteprouni.mec.gov.br/).
O Edital nº 1 da Sesu, com as normas do primeiro processo seletivo do ProUni em 2013, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 9, seção 3, páginas 55 e 56. (Paula Filizola/MEC)