Início Geral Equipe do Primeira Infância Melhor ganha prêmio estadual

Equipe do Primeira Infância Melhor ganha prêmio estadual

Jardim de Gestantes é o título do trabalho desenvolvido pela equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Santa Cruz do Sul, que ficou em primeiro lugar na 10ª edição do Prêmio Salvador Celia. A premiação foi entregue de forma virtual em cerimônia ocorrida este mês e transmitida pela Secretaria de Saúde do Estado e pela página do programa no Facebook.

Foto: Divulgação / Secom

Destinado a iniciativas criativas desenvolvidas durante o período de pandemia, o Prêmio Salvador Celia consiste em um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas nos encontros do grupo de gestantes, realizados de forma remota entre os meses de setembro e novembro de 2020. Antes de ficar em primeiro lugar no Estado, o trabalho da equipe de Santa Cruz foi considerado o melhor relato de experiência da macrorregião dos Vales.

A autora do relato e visitadora do PIM, Larissa Gabe de Almeida, destacou a importância e a valorização do trabalho conjunto. “Formamos uma rede de atenção a essas gestantes e no decorrer dos encontros semanais trouxemos muitas orientações com profissionais de diversas áreas como enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição e pedagogia. Além disso, cada visitadora gravou um tutorial de confecções que propusemos às gestantes”, explicou.

A importância do prêmio, ao coroar novas formas de acompanhamento a famílias vulneráveis, foi salientado pela coordenadora do PIM em Santa Cruz do Sul, Márcia Wazlawik. “Este prêmio é importante porque reconhece um trabalho que a gente vem efetuando, principalmente neste tempo de pandemia, quando precisamos inovar. Este formato remoto de atendimento veio para ficar, pois conseguimos atender mais gestantes, muitas de locais distantes que não conseguíamos acessar antes”, destacou.

Também a supervisora pedagógica do programa, Maria Liane do Nascimento, exaltou a importância do olhar atento para a primeira infância, começando ainda na gestação. “Os primeiros anos de vida são de extrema importância para as nossas crianças, para um desenvolvimento saudável e, nós do PIM, com o projeto Jardim de Gestantes, já pensamos nos nossos futuros cidadãos, desde a gestação.”

Prêmio Salvador Celia

É uma homenagem ao psiquiatra infantil Salvador Celia, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e suas famílias. Tem o propósito de promover políticas públicas de atenção básica desenvolvidas pelos grupos e de reconhecer as práticas desses profissionais responsáveis pela visitação domiciliar.

Histórico

O Primeira Infância Melhor (PIM) é desenvolvido no município desde 2008 e é uma iniciativa do governo estadual em parceria com os municípios. Gestantes e crianças de 0 a 3 anos são acompanhadas por meio de visitas domiciliares. Os visitadores levam às famílias atendidas orientações e atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento de maneira adequada e integral.

Além das visitas, o PIM também desenvolve um trabalho intersetorial, atuando em rede junto aos serviços de saúde e assistência social. Durante a pandemia os acompanhamentos foram feitos no modo remoto. Esse formato fez surgir iniciativas criativas para estabelecer a presencialidade, permitindo ao programa continuar atuante em suas comunidades.