Início Geral Equipe participará da etapa nacional da competição Baja SAE

Equipe participará da etapa nacional da competição Baja SAE

Viviane Scherer Fetzer    
[email protected]

Protótipo BG-16/1 foi apresentado na última quarta-feira

A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participará nesta semana da 22ª Competição Baja SAE Brasil. O evento é organizado pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade e será realizado dos dias 30 de março a 3 de abril, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A equipe de Santa Cruz do Sul possui 24 alunos, destes, 16 vão para a competição. Cinco equipes se classificam para a etapa mundial que acontece nos Estados Unidos, três para competir e duas para participar do evento.

Na última quarta-feira, 23, ocorreu a apresentação do carro que participará da competição, o protótipo BG-16/1, projetado pelos alunos dos cursos de engenharia da Unisc. O evento contou com a presença de alunos, professores e funcionários da Universidade e de alguns dos patrocinadores do Projeto. Alguns dos alunos envolvidos no Baja de Galpão fizeram uma demonstração da prova de apresentação do projeto em que precisam explicar tudo o que fizeram para chegar ao resultado final do carro, como os freios, o powetrain, a suspensão/direção, o cálculo estrutural, o design e a parte eletroeletrônica. 

Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica da Unisc, Fernando Sansone, a rotatividade dos alunos no Baja de Galpão é grande por receber alunos de todas as engenharias. “O que nos mantém na competição é principalmente a gestão, que nos seis anos de projeto foi se aperfeiçoando e como trabalhamos como uma empresa estamos cada vez mais melhorando o resultado final do carro”, reforça Fernando. A equipe vem obtendo bons resultados tanto na fase estadual quanto na regional, na última fase estadual se classificou em primeiro lugar e na regional ficou com a terceira colocação. 

O aluno do curso de Engenharia Mecânica, Hernando Luis Burin Moreira, participa do projeto desde 2011. Ele já foi capitão da equipe e salienta que o Baja de Galpão foi a garantia de ter continuado no curso. “Há uma evolução constante de toda a equipe, mesmo com a rotatividade. E o carro está mais preparado, temos uma ótima equipe e acho que se chegarmos ao pódio estaremos colhendo os frutos de todo o nosso trabalho. Queremos estar entre os 10 nessa edição”, reforça Hernando. O coordenador do projeto, Fernando Sansone, explica que as chances de conseguir ficar entre as cinco equipes que vão para o Mundial existem. “Traçamos metas e uma delas é chegar ao mundial até 2020, mas algumas metas conquistamos antes do tempo planejado e isso é muito importante, pois, valoriza tudo o que temos feito”, conta Sansone. 

Títulos do Baja de Galpão
1º lugar do Rio Grande do Sul
3ª melhor equipe da região Sul
1º lugar – Segurança
2º lugar – Gestão
2º lugar – Apresentação de Projeto
2º lugar – Suspensão e Tração
2º lugar – Enduro
2º lugar – Conforto
3º lugar – Manobrabilidade

Público pôde conferir o carro após a apresentação e tirar dúvidas com os alunos

Baja SAE
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976 e é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE Brasil. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor, desenvolvem os veículos com os quais irão competir, representando a sua instituição de ensino em diversas provas e testes de dirigibilidade, conforto, tração, velocidade, subida de rampa, enduro, resistência e outras. Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.
Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam. 
O que é o programa e como funciona?
O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo ‘offroad’, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.
Os acadêmicos que participam do Baja SAE Brasil devem formar equipes que representarão a instituição de ensino superior à qual estão ligados. Essas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a disputa nacional recebe o nome de Competição Baja SAE Brasil e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.