Início Educação Escola de Líderes forma 44 jovens

Escola de Líderes forma 44 jovens

EVERSON BOECK
[email protected]

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realizou na manhã do último sábado a formatura dos 44 alunos participantes do Projeto Escola de Líderes. O evento de confraternização que encerrou o 1° Módulo aconteceu no auditório da Smec e reuniu jovens, familiares, preceptores, autoridades e comunidade em geral. Iniciada em setembro, a iniciativa – pioneira em Santa Cruz do Sul – tinha como objetivo estimular o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética de alunos das escolas da rede municipal de ensino. A realização do projeto é da Smec dentro do Comitê Intersetorial de Combate às Drogas.
Os alunos, selecionados em suas escolas, participaram de uma série de encontros aos sábados onde receberam um curso para serem líderes em suas comunidades. Os alunos foram misturados e divididos em turmas objetivando uma troca de experiências maior. Os encontros foram ministrados por preceptores voluntários de diversas entidades locais, sendo elas o Centro de Integração Empresa – Escola (Ciee), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), Polícia Federal, Polícia Civil e ONG Desafios.
Conforme a coordenadora do Projeto, Patrícia Marques da Silva, um dos principais objetivos da iniciativa era mostrar aos alunos que todos nós podemos experimentar mudanças e aprender com elas. “A liderança torna-se uma consequência das nossas atitudes do dia-a-dia. A aprendizagem com os temas sugeridos foram de total relevância e totalmente voltados às curiosidades e interesses do grupo”, relata. Além disso, a ideia era formar jovens multiplicadores. “Durante os encontros os alunos estavam sendo preparados para isto, e agora estão aptos a multiplicar o conhecimento recebido aos seus colegas, vizinhos e amigos, formando uma verdadeira ‘corrente da cidadania’”, ressalta.
Patrícia salienta, também, o interesse dos alunos pelo projeto e a dedicação dos pais em motivar os filhos para participarem dos encontros. “Como tudo que se inicia, no começo houve um pouco de resistência, mas quando despertamos o desafio que seria, fomos surpreendidos. Os pais, principalmente das escolas do interior, nos espantaram pela dedicação e pela vontade de ver seus filhos participando. Já os alunos, superaram todas as expectativas, pois o índice de faltas foi muito baixo e o entusiasmo com que chegavam no sábado pela manhã era notável em cada rosto. Acredito ter sido uma experiência inesquecível para eles”, avalia.

CONTINUIDADE EM 2013

Ao final da formatura muitos alunos, acompanhados pelos pais ou responsáveis, já realizaram a inscrição para o próximo ano. Conforme Patrícia, mais da metade já se inscreveram. “Como todo projeto piloto, sabemos que temos que corrigir alguns itens para melhorar ainda mais a ideia principal, mas acreditamos na continuidade deste projeto para o próximo ano. Neste sábado, com a confraternização do primeiro módulo, já renovamos a inscrição de muitos alunos para o módulo dois, quando faremos um revezamento dos preceptores (pessoas da sociedade que atuaram como professores, como mediadores de conhecimento) para que todos alunos possam assim passar e obter as mesmas experiências que os levarão ao conhecimento”, explica a coordenadora.

Assessoria Prefeitura

Alunos e preceptores comemorando o encerramento do 1° Módulo do projeto

ENTENDA COMO ACONTECEU

Este curso foi realizado por meio de encontros aos sábados em salas da Smec. Estes foram ministrados por pessoas que têm relevância na sociedade, que possuam uma história de vida de superação que pudessem ser exemplos a eles. Essas pessoas foram denominadas Preceptores e, cada dois, foram responsáveis por uma turma de dez ou onze alunos. Nestes encontros, aos sábados pela manhã, foram desenvolvidos temas como ética, cidadania, saúde, pluralidade cultural, entre outros.
Os preceptores integraram conceitos e valores, ajudando os alunos na formação e na maneira de desenvolver estratégias factíveis para resolver os problemas cotidianos. Os preceptores, além da função de ensinar, aconselhar, inspirar e influenciar o desenvolvimento dos seus educandos, serviram de modelo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética durante determinado período de tempo.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Auditório reuniu jovens, familiares, preceptores, autoridades
e comunidade em geral


Patrícia Marques, coordenadora do Projeto Escola de Líderes