Início Educação Escola Frederico Kops, de Sinimbu, organiza feira e recebe patrono

Escola Frederico Kops, de Sinimbu, organiza feira e recebe patrono

Na última sexta-feira, 5 de outubro, o escritor gaúcho Jorge Luis Martins esteve na XVI Feira do  Livro e Exposição Fotográfica da E.E.E.M. Frederico Kops, de Sinimbu, como patrono para divulgar e conversar com os alunos e professores que leram seus livros: “Meu Nome é Jorge” e “O Menino da Caixa de Sapatos”. O autor narra sua trajetória de vida, uma história de abandono, sofrimento e superação. Jorge foi menino de rua, passou frio, fome, maus tratos, até o momento em que ressuscitou em vida.
Hoje, Jorge é formado em administração, corretor de imóveis, fez curso de inglês avançado e, é ator, tendo atuado em filmes como ‘O Homem que Copiava’, contracenando com Lazaro Ramos e em novelas como ‘Laços de Família’, exibida na Rede Globo, em 2000. Atualmente, é empresário no ramo de locação de veículo em Porto Alegre. No livro ‘O Menino da Caixa de Sapatos’, ele conta sua história em uma linguagem infantil. Jorge procurou passar sua experiência para os jovens e crianças, mostrando que a perseverança e a honestidade são fundamentais para a perspectiva de um futuro melhor.

Divulgação/RJ

Meninos e meninas da escola estadual mostram seu entusiasmo com a presença de Jorge Luis Martins (ao fundo)

Jorge destacou ainda, sua recente entrevista no Bom Dia Rio Grande e Jornal do Almoço, que foi ao ar no último dia 25 de setembro, baseada em sua história de vida. Para os interessados segue o link de acesso http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/08/ex-menino-de-rua-do-rs-lanca-livro-infanto-juvenil-sobre-sua-trajetoria.html.
Junto à Feira aconteceu a Exposição Fotográfica realizada pelos professores de História, Geografia, Filosofia e Sociologia através do Projeto Sinimbu: onde eu vivo, faz a diferença! O projeto está sendo desenvolvido nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Sob os olhares atentos e coordenação da Profª Sandra Regina de Lima, com auxílio das professoras Renati Bentlin, Suzana Dalhaus e Cristiane Brum, os alunos fotografaram paisagens, casas e pontos turísticos do município de Sinimbu.
Durante a Feira os alunos e professores realizaram diversas apresentações artísticas, como: Viagem pelo Mundo da Literatura, Declamação de Poemas, Encenações sobre o tema da escola – Quem eu sou faz a diferença, Música instrumental, Oficinas de: Leitura, Contação de Histórias, Fantoches, Artes, Escreva seu Poema, Venda de Livros, Exposição de Animais (lembrando o Dia de São Franscisco de Assis – protetor dos Animais), Exposição de Coletâneas de Textos e Trabalhos de Física…
A coordenação da Feira esteve a cargo da vice-diretora Profª Anita A. W. Brandenburg juntamente com as professoras de Língua Portuguesa: Nelci Knod, Vera Lúcia M. Amaral e Cristina Franke. Elas destacam o envolvimento dos alunos, tanto dos maiores como dos menores e seu grande interesse em querer saber tudo sobre a vida do escritor, durante o bate-papo que tiveram com ele, no turno da manhã e da tarde.