
A Escola Moranguinho tem como diretora a Lurdete Calvi que encarou os desafios desde nova. Uma mulher que nasceu no interior de Boqueirão do Leão, e sempre teve muito incentivo dos seus pais para estudar. Embora a escola de ensino fundamental fosse a nove quilômetros de casa e na época não havia ônibus para chegar até o educandário, o jeito era caminhar. “Saindo muito cedo de casa, logo tive que aprender a me defender sozinha, mas isso só ajudou a me fortalecer e não desistir dos meus sonhos. Encarei os desafios com muito trabalho e dedicação. Assim comecei a vencer a cada etapa na vida”, disse Lurdete.
A Escola Moranguinho iniciou suas atividades na década de 80, mas somente em 1992 Lurdete foi convidada a fazer parte da equipe de trabalho. Em 1994 a antiga proprietária se desligou da escola e Lurdete assumiu a direção juntamente com sua irmã Cleida. Nestes quase 26 anos de trabalho na Moranguinho, muito se melhorou e aprendeu, frisou a diretora.
A escola sempre foi administrada por mulheres que buscam constantemente se aperfeiçoar para dar o melhor atendimento às crianças e suas famílias. No ano de 2000 foi inaugurada a filial no Arroio Grande, a Escola Pão de Mel que permanece até os dias de hoje e é conveniada ao Poder Público Municipal.
Somente mulheres trabalham nas escolas, pois existe uma demanda muito grande de mulheres que buscam trabalhar na área da educação infantil. Hoje as duas escolas contam com um total de 38 profissionais e 250 alunos.
“Escolhi a área da educação porque acredito que ela transforma pessoas e pessoas transformam o mundo, e é por meio da educação que a sociedade vai em busca de novos horizontes,” comentou Lurdete.
Como é um espaço somente de mulheres, este ano a comemoração do Dia Internacional das Mulheres será em grande estilo. No dia 7 de março a escola participará de um evento para ajudar a uma pequena mulher que está batalhando pela sua vida, a Júlia Cardoso Torres, mais conhecida como Juju.
A Escola Moranguinho está localizada na rua Thomas Flores, 578. O telefone para contato é (51) 3713-3121. Já a Escola Pão de Mel fica na rua na Boaventura Kolberg, 171 e o telefone para contato é o (51) 3715-2039.
A diretora Lurdete destacou uma frase de Paulo Freire. “Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário”.














