Início Economia Empreendimento | Escritório gaúcho fecha internacionalização para prospectar negócios em âmbito jurídico

Empreendimento | Escritório gaúcho fecha internacionalização para prospectar negócios em âmbito jurídico

BVK Advogados fará o intercâmbio de clientes com o espaço RFF Advogados, de Portugal

Guilherme, Marco e Ana, da BVK Advogados
Foto: Eugênio Barreto

O BVK Advogados, escritório gaúcho referência em estratégia jurídica para negócios, fechou uma parceria internacional com a RFF Advogados, com sede em Lisboa, Portugal. O BVK, fundado em 2005, tem matriz em Santa Cruz do Sul e filial em Porto Alegre, com atuação nos Vales do Rio Pardo e Taquari, estadual e nacional. A internacionalização, em parceria com o escritório europeu, possibilitará que o BVK faça o atendimento de clientes portugueses e vice-versa.

De acordo com o advogado e sócio-fundador do BVK, Marco Antônio Borba, o escritório RFF Advogados é referência em Direito Fiscal, Aduaneiro e Empresarial em Portugal e em outros países de língua portuguesa. O objetivo com a parceria comercial é prospectar negócios entre empresas brasileiras e portuguesas. “Existe uma corrente muito forte de empresas e cidadãos brasileiros procurando oportunidades de negócios em terras portuguesas”, destaca Borba.

Ele acrescenta que o idioma em comum foi um dos motivos para a escolha da internacionalização. “O principal motivo está no fato de falarmos a mesma língua e de que Portugal é tida como a ‘porta de entrada para a Europa’. Com base nisso, achamos por bem firmar essa parceria para termos braços e pernas em Portugal, mais precisamente em Lisboa”, completa.

Já a advogada e sócia-fundadora do BVK, Ana Paula Medina Konzen, acrescenta que o acordo de internacionalização garantirá a segurança jurídica para os clientes. “Será importante para que os clientes do BVK que têm negócios em Portugal sigam bem assistidos e, da mesma forma, empresas e cidadãos portugueses que necessitam de assessoria aqui no Brasil possam ter a tranquilidade para realizarem seus negócios de forma segura e com atendimento jurídico especializado”, assegura. No mês de junho, uma reunião presencial em Portugal vai ratificar a parceria com a RFF Advogados. “Desde 2019, somos associados à Câmara de Comércio Brasil Portugal RS e este acordo de cooperação ratifica o nosso propósito de estreitar os laços e ampliar a nossa atuação no país”, frisa o advogado e sócio-fundador do BVK, Guilherme Valentini.

Conheça o BVK Advogados

O escritório foi fundado em setembro de 2005 em Santa Cruz do Sul pelos sócios Marco Antônio Borba, Guilherme Valentini e Ana Paula Medina Konzen. Inicialmente, estava localizado em um prédio alugado na Rua Borges de Medeiros, 872, no Centro, com atuação na área do Direito Empresarial. Com a expansão do negócio, o BVK Advogados mudou-se, em 2008, para um prédio próprio na Rua Capitão Fernando Tatsch, 280, também no centro, onde permanece até hoje.
Em 2012, o escritório abre sua primeira filial (Rua Venâncio Aires, 611, também no Centro de Santa Cruz do Sul) para atendimento exclusivo da área Previdenciária. Já em maio de 2013, os serviços foram ampliados para Porto Alegre, com a abertura de um escritório na Avenida Carlos Gomes, 1672, sala 110.

Desde 2022, o BVK também conta com outros quatro sócios advogados: Angeline Kremer Grando (Cível), Sandro Eduardo Grooders (Tributário), Kellen Eloisa dos Santos (Trabalhista) e Bruna da Costa (Previdenciário). A equipe é integrada, ainda, por outros 40 profissionais, somando 20 advogados, assistentes jurídicos, estagiários e colaboradores da área administrativa.

O escritório é referência em Direito Empresarial e Societário, Tributário, Trabalhista Empresarial, Administrativo, Previdenciário, Civil, Consumidor, Bancário e Digital, além de ser especialista em auditoria trabalhista, licitações, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), compliance, marcas, patentes e propriedade intelectual.

Saiba mais sobre a RFF Advogados

O escritório está localizado em Lisboa, Portugal, mas com atuação em outros países da Europa e países de língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. No Brasil, o escritório tem parcerias em São Paulo e Belo Horizonte, e agora no Rio Grande do Sul. O RFF conta com uma equipe de 26 advogados chefiados pelo sócio-diretor, Rogério Fernandes Ferreira. O espaço ainda possui diversos consultores externos, de formações diversas, além dos advogados e outros correspondentes locais em países de língua portuguesa.
O escritório, que atende empresas e particulares, é especializado em Direito Fiscal, Aduaneiro e Direito Empresarial, com expertise em Contencioso Tributário e Fiscal, Direito Penal e as contraordenações fiscais tributárias, Corporate Tax, International Tax, IVA e Otimização de dedução fiscal, Orçamento e Contabilidade Pública.